O contemplar de um rio das Araras Grandes: Araçuaí e sua cultura

Authors

  • Bárbara Souza Santos Universidade Anhembi Morumbi

Keywords:

Araçuaí. Cultura. Coral. Identidade.

Abstract

Este artigo é uma pesquisa que gera um questionamento sobre a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. A região sempre foi conhecida por seus baixos índices socioeconômicos e, por muito tempo, sucateada pelo governo federal, sem investimentos em saúde, educação e saneamento básico. A despeito desta definição, o povo surpreendeu: na década de 70, a localidade seguiu como pioneira em um movimento de resistência cultural que, atualmente, tomou todo o norte de Minas Gerais. Observando esse cenário, o objetivo do projeto é entender a dualidade dos fatos desse povoado que, apesar do título enviesado de Vale da Miséria, conseguiu sediar um levante da prática do coral, resgatando a sua identidade cultural. E assim, por meio dos cânticos de trabalho herdados de pai para filho e valorizados por grupos de canto, que o povo continua unido independente das adversidades. Como muitas informações estão perdidas ou não registradas, a pesquisa empírica foi a estratégia utilizada. Durante um mês, foram coletados arquivos do grupo Coral Trovadores do Vale, para usar os relatos e o tempo de existência como um recorte da história da cidade; entrevistas com os integrantes do coral, para humanizar a descrição; e dados oficiais do crescimento de Araçuaí na biblioteca municipal, com o apoio da prefeitura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bárbara Souza Santos, Universidade Anhembi Morumbi

Meu nome é Bárbara Souza, sou estudante de Comunicação Social - Jornalismo do 5º semestre e pesquisadora há mais de um ano. Minha pesquisa se encaixa na área de Ciências Sociais Aplicadas na área de Comunicação Social- Jornalismo.

References

BOTELHO, Irmã Valéria. Pequena História das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas no Brasil. Outubro de 2007. Araçuaí – MG.

CORAL TROVADORES DO VALE. Histórico do Coral Trovadores do Vale 1970 a 1991. Vol. 01 e 02. Membros do Coral.

CORAL TROVADORES DO VALE. Resumo Histórico coral Coral Trovadores do Vale. Araçuaí MG.

COSTA, Cristina. Sociologia – Introdução à ciência da sociedade. Moderna. 3ª Ed. São Paulo, 2005.

GUERRERO, Patrícia. Vale do Jequitinhonha: a região e seus contrastes. Revista Discente Expressões Geográficas, nº 05, ano V, p.81 – 100. Florianópolis, maio de 2009.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura – Um conceito antropológico. Jorge Zahar Editor Ltda. 24ª Ed. Rio de Janeiro, 1986.

POEL, Frei Francisco van der. OFM.. Cultura Popular no Médio Jequitinhonha. 1987. Araçuaí ,MG.

OLIVEN, Ruben George. A Antropologia de grupos urbanos. Editora Vozes Ltda. Rio de Janeiro, 1985.

PEREIRA, Leopoldo. O município de Araçuaí. Belo Horizonte. Imprensa Oficial, 1969.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇUAÍ. Plano Municipal de Desenvolvimento Rural do Município de Araçuaí – MG. Administração Popular 1997/2000.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACUAI. Estrutura Urbana e do Território Municipal. Araçuaí, MG.

PUNTEL, Joana T. O abandono de um povo, no Jequitinhonha. Revista Família Cristã. Abril de 1978.

SALVADOR, Fernanda. Fazedores do nosso chão. Disponível em . Acesso em 16 de julho de 2014.

SOUZA, Eliene Gomes Santos de. História da fundação da cidade de Araçuaí: Contextualização do Desenvolvimento da Cidade entre 1871 a 1971. Araçuaí, 2012.

SOUZA, João Valdir Alves de. HENRIQUE, Márcio; SIMEONE, Lucia. Vale do Jequitinhonha – Formação Histórica, Populações e Movimentos. Proex UFMG, 2010.

SOUZA, João Valdir Alves de. Nota Científica: Fontes para uma reflexão sobre a História do Vale do Jequitinhonha. Montes Claros. 2003.

VALLA, Victor V.; STOTZ, Eduardo N.; ALGEBAILE, Eveline B. (Org.). Para entender a pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Contraponto Escola Nacional de Saúde Pública, 2005.

Published

2017-06-29