O PAPEL DO HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA REGIONAL VENDA NOVA EM BELO HORIZONTE/MG

Autores

  • Regina Gonçalves Bastos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Winnie Parreira Patrocínio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas.
  • Ítalo Araújo da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas.
  • Lan Marx de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas.
  • Fernando Henrique da Silva Roque Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. PUC Minas
  • Mariana Guedes Raggi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Palavras-chave:

Regional, Metrópole, Rede, Serviços, Saúde.

Resumo

O artigo a seguir analisa os fluxos intermunicipais a partir da prestação do serviço disponibilizado pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves, localizado na Regional Venda Nova, Belo Horizonte. A análise da transformação da espacialidade de Venda Nova em regional no processo de expansão da cidade de Belo Horizonte, permite ampliar as reflexões sobre a descentralização dos serviços ofertados a população da metrópole. Venda Nova assume uma nova centralidade influenciada pela valorização do eixo Norte da região metropolitana. Novos espaços são produzidos para atender as novas demandas da densa população que se ali se concentra. O Hospital Risoleta Tolentino Neves foi escolhido como espacialidade da pesquisa por representar um amplo alcance dos serviços de saúde no estado de Minas Gerais. A partir das análises constata-se que o hospital atende em grande quantidade moradores da própria regional, o que constitui uma rede interna. O que é levantado como considerações após desenvolvimento das análises, é o que o hospital assume uma importante função central para a região de Venda Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Gonçalves Bastos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Graduanda em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é bolsista pelo programa PROBIC/FAPEMIG (Projeto de iniciação científica) na área de Cartografia e Geografia Histórica

Winnie Parreira Patrocínio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas.

Graduanda em Geografia, pela instituição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais núcleo universitário Coração Eucarístico. Atualmente é bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Ítalo Araújo da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas.

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Coronel José Ildefonso(2011). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia

Fernando Henrique da Silva Roque, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. PUC Minas

Graduando em em Geografia pela PUC-MG.

Mariana Guedes Raggi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Geografia na Universidade de São Paulo (orientadora professora Dra. Rita de Cássia Ariza Cruz). Atualmente é professora de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Teoria da Geografia e Geografia Urbana.Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Pesquisa em Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID PUC Minas/CAPES. Coordenadora de Geografia do Projeto da Escola Integrada (Projeto: Meio ambiente e cidadania).

 

Downloads

Publicado

2016-10-03