"NOIS VAI”, “EU TRUXE” E “AH, NEM, FESSORA”: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA FALADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Língua falada. Língua escrita. Variação Linguística. EnsinoResumo
A língua falada, em toda sua variedade sociocultural, tem, aos poucos, sido conferida importância nos estudos da língua. Entretanto, são ainda escassos os recursos metodológicos existentes em Língua Portuguesa para se trabalhar, de forma mais sistemática, essa modalidade na escola. Por vezes, o que se percebe é a categorização das línguas em cultas e incultas, gerando formas de preconceitos que desvalorizam a cultura e a história da língua popular presentes em sala de aula. Dentro dessa perspectiva, compreender e ensinar a língua escrita revela-se um desafio ao professor. De fato, aproximar-se do Português falado, compreendendo o seu funcionamento, tal e qual sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Portuguesa para os 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, por exemplo, ainda é um ponto gerador de dúvidas e anseios aos professores. Este estudo tem por objetivo pensar e repensar as interações da língua falada com a escrita, tecendo, entre elas, interessantes relações capazes de ampliar não somente a aprendizagem do Português Padrão, mas, também, criar pontos de partida para abordagens que discutam a função social da língua, desmistificando os jugos sociais presentes em cada uma das formas em que a língua se apresenta. Para apreender tudo isso, além da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se, também, o trabalho de campo, pautado em entrevistas e observações, cuja análise serviu de base para a exploração do tema pesquisado. As conclusões obtidas, ainda que preliminares, permitiram ampliar o entendimento sobre a importância dos estudos sociolinguísticos em educação no que concerne a relação do aluno com a linguagem oral e escrita no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, além de indicar as alterações e/ou propostas para a continuidade da pesquisaDownloads
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