O espaço social da e para a infância: as crianças pequenas e a escola de educação infantil
Palavras-chave:
Infância, Crianças, Escola de educação infantil, Pesquisa sociológicaResumo
Com este texto pretende-se compreender três questões que estão interligadas: a institucionalização da infância, a escola de educação infantil como um espaço da e para a infância e os procedimentos adotados nas pesquisas sociológicas com as crianças que participam dessa instituição. Mais precisamente, este artigo tem como objetivo mostrar que os estudos sociais sobre a infância, elaborados em um espaço institucional organizado para as crianças, permitem relevar as experiências desses indivíduos, as relações que estabelecem com seus pares e com os adultos, e a configuração da infância na sociedade contemporânea. Trata-se de uma perspectiva que não está centrada no aluno ou na instituição, mas nas interações, relações e ações produzidas pelas crianças, bem como na atuação e na participação delas na sociedade.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.