Pesquisa na Educação Infantil e a participação das crianças pequenas: uma metodologia possível!
Palavras-chave:
Metodologia, Crianças, Educação Infantil, Sociologia da infância.Resumo
Neste artigo se encontra o relato da metodologia de pesquisa utilizada no trabalho de mestrado feito com as crianças e outros membros da comunidade escolar da Educação Infantil de uma escola da rede de educação pública do município de Belo Horizonte no ano de 2010. Ouvir o que as crianças tinham a dizer sobre o processo de inclusão se fez possível a partir do embasamento teórico com autores de vários campos: Ciências sociais, Sociologia da infância, História da criança, Política para a infância, Antropologia da criança, Geografia da infância, Filosofia da infância. A maneira de agir no campo da pesquisa com as crianças pequenas, e até mesmo com aquelas que apresentavam alguma necessidade especial, apresenta-se fortemente embasada a partir dos autores estudados – Reis (2009), Montandon (2001 e 2005), Corsaro (2005), Gullestad (2005), Javeau (2005), Mollo-Bouvier (2005), Plaisance (2005), Rayou (2005), Sirota (2001 e 2005) – e de decisões específicas relativas às características do próprio campo de interesse. Chegar ao final do trabalho de mestrado e verificar que as crianças são totalmente ativas e compreensivas em relação ao trato com as diferenças no ambiente escolar fez-se viável, a partir de procedimentos especificamente escolhidos, para se garantir metodologicamente as informações coletadas.Downloads
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