O nacionalismo na educação brasileira: a construção de uma pátria (1838-2009)

Autores

  • Edson Alexandre Santos Real PUC Minas.

Palavras-chave:

Nacionalismo, Educação, Nação.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as políticas educacionais implementadas pelogoverno brasileiro, entre meados do século XIX e durante o século XX. O fococentral da discussão está baseado na educação e na construção de um pensamentonacionalista na recém-criada República Federativa do Brasil, em 1889. Paraconseguir suas metas, o Estado utilizou de todas as formas para criar a ideia de umanação anterior aos fatos ocorridos em 1889. Para isso, a administração do paístentou munir um imaginário de “nação brasileira”, utilizando um pentágono compostopelo “Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”, pelo “Exército”, pelo “HeróiTiradentes”, pela “Bandeira Nacional” e o pelo “Hino da Pátria”. Esses símbolos dopassado contribuíram para que a ideia de pertencimento a nação fosse aumentadagradativamente na mentalidade da população nacional. A escola, nesse sentido, foiutilizada como o principal veículo de promoção dos ideais estatais.

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Biografia do Autor

Edson Alexandre Santos Real, PUC Minas.

Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e Especialização em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é elaborador de material didático da Rede Pitágoras e professor de história do Instituto Dimensão. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e religião, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, nação, nacionalismo, islamismo.

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Publicado

2015-05-05