A cultura do humanismo: construção e reconstrução

Autores

  • Virgínia Maria Trindade Valadares PUC Minas.

Palavras-chave:

Humanismo, Educação, Ensino, Reconstrução, Crise.

Resumo

Este artigo é fruto de palestra proferida em comemoração aos 70 anos de fundaçãodo Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas, ICH. A Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras Santa Maria, que deu origem ao Instituto de Ciências Humanas, foicriada pela Congregação do Rosário para educar, nos princípios cristãos, as moçasda elite mineira. O humanismo, com sua base no século XVI, que dá ênfase ecredita valor à condição do humano, teve, na sua doutrina, a base da criação doICH. No momento em que vivemos a sociedade, em uma clara inversão dos valoreshumanistas, se torna mecanizada e individualista, e as Ciências Humanas entramem crise de forma globalizada. Neste sentido, há que repensá-la, há que propor asua reconstrução embasada nos valores éticos e humanos, para se possa criar ummundo mais afetivo, mais justo e verdadeiro.

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Biografia do Autor

Virgínia Maria Trindade Valadares, PUC Minas.

Pós Doutorado em História Moderna pela Universidade Nova de Lisboa no período de 2008 á 2011, com bolsa da Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT, Lisboa, Portugal. Doutorado em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses pela Universidade de Lisboa (2002), com bolsa concedida pela Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT, Lisboa, Portugal; Mestrado em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses pela Universidade de Lisboa (1997); Graduação em História pelo UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte (1974). Pesquisadora do Centro de História d'Aquém e d'Além-mar (CHAM), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. Professsora aposentada da UFMG-COLTEC e atualmente professora Adjunto IV do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando também como Coordenadora de Pesquisa do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Companhia das Índias, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Membro do Grupo de Pesquisa GCEAP, História da Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de História, da PUC Minas. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses, atuando principalmente em História comparada Brasil - Portugal com enfoque na administração e política metropolitana e nas elites intelectuais do século XVIII.

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Publicado

2015-05-05