INTOXICAÇÃO POR METAL PESADO EM PSITTACARA LEUCOPHTHALMUS: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Ave, Chumbo, Zinco, Intoxicação, Metal pesadoResumo
A intoxicação por metal pesado é um achado comum na clínica de aves, sendo
afetadas tanto as aves domésticas quanto as silvestres. Dentre os metais de maior relevância
na casuística do problema estão o chumbo e o zinco, que podem ser encontrados nas gaiolas
de metal, brinquedos e outros objetos metálicos. Os sinais clínicos são inespecíficos, o que
dificulta o diagnóstico da intoxicação, o qual deve se fundamentar na anamnese, exames
físicos e exames complementares. Este trabalho relata um caso de intoxicação por metal
pesado em maritaca (Psittacara leucophtaumus) apresentando apatia, diarreia, prostração,
incoordenação motora, fraqueza muscular, letargia e alterações neurológicas. O diagnóstico
foi obtido através de exame radiográfico da cavidade celômica que indicou a presença de
material radiodenso no proventrículo e ventrículo. O tratamento consistiu na utilização de
medicações com ação quelante que promovessem a passagem dos corpos estranhos pelo trato
gastrointestinal e reduzissem o impacto da absorção das toxinas. A ave apresentou melhora
significativa durante o período de internação e, 26 dias após o início do tratamento, tendo
apresentado ganho de peso e comportamento ativo, dentro da normalidade, recebeu alta.
Concluiu-se que o protocolo utilizado foi eficaz no tratamento de intoxicação por metal
pesado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Sinapse Múltipla, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
No momento da submissão, o autor por esta responsável deverá incluir no sistema a declaração de cessão de direitos autorais. O documento deve conter a assinatura de cada um dos autores conforme o modelo abaixo:
Submeto (emos) o trabalho intitulado “XXXXXXXX" à avaliação do periódico SINAPSE MÚLTIPLA, e concordo(amos) em compartilhar os direitos autorais dele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu conteúdo ou parte do mesmo poderá ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, nos termos da legislação reguladora dos direitos autorais em vigor, em qualquer meio de divulgação, desde que realizado o necessário reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Sinapse Múltipla.
Autorizamos a publicação dos nomes e instituições de cada um dos autores abaixo nominados.
Local, data.
Assinatura