ESTUDOS BIOJURÍDICOS SOBRE A GESTAÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Maria de Fátima Freire de Sá Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Ana Flávia Pereira de Almeida

Palavras-chave:

Biodireito, Gestação por substituição, Contrato

Resumo

Trata-se de pesquisa que tem por objetivo analisar criticamente a regulamentação brasileira sobre o tema da gestação por substituição, apresentando aspectos prospectivos a respeito de suas possibilidades, à luz de estudos biojurídicos. Para alcançar o resultado pretendido, utilizou-se de pesquisa qualitativa, elaborada a partir do método da revisão bibliográfica e consulta legislativa. Defende-se o entendimento de um conceito mais amplo de contrato, que possibilita agregar questões de natureza patrimonial e não patrimonial. Desse modo, os contratos de direitos da personalidade, em especial o contrato de gestação por substituição, são analisados sob a ótica da nova principiologia contratual, a saber: autonomia privada, boa-fé objetiva, função social e justiça contratual, haja vista que estes são fundamentais na missão de configurar os direitos e deveres dos sujeitos participantes. Nesse contexto, fez-se importante abordar as cláusulas especiais que dizem respeito ao direito de arrependimento pelas partes e o direito à liberdade sobre o próprio corpo, em relação à gestante substituta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Freire de Sá, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Pós-doutorado em Direito (Universidad del País Vasco – Espanha). Doutorado (UFMG) e Mestrado (PUC Minas) em Direito. Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) na PUC Minas. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Rede CEBID JUSBIOMED (PUC Minas). Advogada.

Ana Flávia Pereira de Almeida

Doutorado (em andamento) e Mestrado em Direito (PUC Minas). Pós-graduada em Direito Médico e Bioética (PUC Minas). Pós-graduada em Direito Notarial e Registral (UCAM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Rede CEBID JUSBIOMED (PUC Minas). Advogada.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Freire de Sá, M. de F., & Pereira de Almeida, A. F. (2024). ESTUDOS BIOJURÍDICOS SOBRE A GESTAÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO NO BRASIL. Sinapse Múltipla, 13(3), 47–67. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/sinapsemultipla/article/view/34627

Edição

Seção

SINAPSE JURÍDICA