Desenvolvimento de horta escolar e compostagem com alunos do programa Escola da Gente em Betim /MG

Autores

  • Juliana Lima Passos Rezende Departamento Ciências Biológicas PUC Minas
  • Walisson Barbosa BAETA
  • Patricia Mara Gonçalves

Palavras-chave:

horta escolar, Escola da Gente, educação ambiental

Resumo

O programa Escola da Gente da prefeitura de Betim/MG objetiva a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, contemplando a formação cidadã dos alunos. O programa envolve alunos de 06 a 14 anos das comunidades mais carentes do município. Este trabalho relata uma experiência de educação ambiental desenvolvida na E.M. Gino José de Souza, Bairro São João, Betim/MG. O objetivo foi implantar uma horta escolar, utilizando composto orgânico, proveniente dos restos alimentares da merenda escolar. Foram realizados 05 encontros de sensibilização dos alunos. Para a construção da horta, determinou-se o espaço físico, a construção e preparo dos canteiros, o plantio, a manutenção e colheita das hortaliças. As hortas escolares oferecem oportunidade de uso dos produtos gerados e são um campo de trabalhos interdisciplinares na escola. Dentre os resultados, observou-se grande motivação e participação dos alunos, em todas as etapas de construção dos canteiros, preparação da terra, adubação, plantio, e preparação da composteira. Uma mudança expressiva, observada foi a melhoria na alimentação dos alunos, pois passaram a aceitar e consumir os legumes e verduras produzidos por eles. As atividades realizadas aumentaram a capacidade de trabalho em equipe e a responsabilidade dos alunos. A horta escolar em conjunto com as atividades de educação ambiental auxiliam na formação da consciência, do respeito e de um maior cuidado para a conservação do meio ambiente.

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Rezende, J. L. P., BAETA, W. B., & Gonçalves, P. M. (2013). Desenvolvimento de horta escolar e compostagem com alunos do programa Escola da Gente em Betim /MG. Sinapse Múltipla, 2(1). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/sinapsemultipla/article/view/3592

Edição

Seção

SINAPSE AMBIENTAL