Desenvolvimento de horta escolar e compostagem com alunos do programa Escola da Gente em Betim /MG
Palavras-chave:
horta escolar, Escola da Gente, educação ambientalResumo
O programa Escola da Gente da prefeitura de Betim/MG objetiva a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, contemplando a formação cidadã dos alunos. O programa envolve alunos de 06 a 14 anos das comunidades mais carentes do município. Este trabalho relata uma experiência de educação ambiental desenvolvida na E.M. Gino José de Souza, Bairro São João, Betim/MG. O objetivo foi implantar uma horta escolar, utilizando composto orgânico, proveniente dos restos alimentares da merenda escolar. Foram realizados 05 encontros de sensibilização dos alunos. Para a construção da horta, determinou-se o espaço físico, a construção e preparo dos canteiros, o plantio, a manutenção e colheita das hortaliças. As hortas escolares oferecem oportunidade de uso dos produtos gerados e são um campo de trabalhos interdisciplinares na escola. Dentre os resultados, observou-se grande motivação e participação dos alunos, em todas as etapas de construção dos canteiros, preparação da terra, adubação, plantio, e preparação da composteira. Uma mudança expressiva, observada foi a melhoria na alimentação dos alunos, pois passaram a aceitar e consumir os legumes e verduras produzidos por eles. As atividades realizadas aumentaram a capacidade de trabalho em equipe e a responsabilidade dos alunos. A horta escolar em conjunto com as atividades de educação ambiental auxiliam na formação da consciência, do respeito e de um maior cuidado para a conservação do meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Sinapse Múltipla, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
No momento da submissão, o autor por esta responsável deverá incluir no sistema a declaração de cessão de direitos autorais. O documento deve conter a assinatura de cada um dos autores conforme o modelo abaixo:
Submeto (emos) o trabalho intitulado “XXXXXXXX" à avaliação do periódico SINAPSE MÚLTIPLA, e concordo(amos) em compartilhar os direitos autorais dele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu conteúdo ou parte do mesmo poderá ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, nos termos da legislação reguladora dos direitos autorais em vigor, em qualquer meio de divulgação, desde que realizado o necessário reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Sinapse Múltipla.
Autorizamos a publicação dos nomes e instituições de cada um dos autores abaixo nominados.
Local, data.
Assinatura