UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM DA FISIOLOGIA HUMANA
uma revisão da literatura
Palavras-chave:
Fisiologia; Tecnologia educacional; Tecnologia digital; Ensino; Educação médica.Resumo
INTRODUÇÃO: As tecnologias educacionais são recomendadas para que os estudantes pensem, apliquem o conhecimento adquirido e experimentem emoções agregadoras. OBJETIVOS: Descrever as tecnologias educacionais que têm sido utilizadas na disciplina de fisiologia humana, bem como avaliar seus impactos na satisfação, engajamento e aprendizagem dos estudantes. METODOLOGIA: Estudo de revisão da literatura do tipo narrativa, com inclusão de artigos publicados nos últimos cinco anos que descreveram metodologias ativas de aprendizagem para a fisiologia humana. RESULTADOS: Foram encontrados 180 e selecionados cinco estudos. O primeiro avaliou o uso de um vídeo animado na aprendizagem da fisiologia da lactação. Outros dois avaliaram o impacto da utilização da gamificação na aprendizagem da fisiologia renal e sanguínea, respectivamente. Na fisiologia cardíaca, foi avaliado se uma simulação computacional poderia otimizar a aprendizagem acerca do acoplamento excitação-contração dos cardiomiócitos. E finalmente, um estudo avaliou a utilização de questões de múltipla escolha em tempo real através de uma plataforma online de perguntas e respostas. CONCLUSÃO: Diferentes tecnologias educacionais têm sido utilizadas para estimular a aprendizagem ativa da fisiologia humana nos cursos da área da saúde, o que têm gerado impactos positivos na satisfação e no engajamento dos estudantes. Entretanto, ainda é necessário elucidar a influência efetiva destas tecnologias sobre os resultados de aprendizagem.
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Copyright (c) 2025 Gisele do Carmo Leite Machado Diniz

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