Transferência de oócitos em equinos: revisão de literatura

Autores

  • Guilherme Rezende Couto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Curso de Medicina Veterinária
  • Guilherme Ribeiro Valle Departamento de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

equino, transferência de oócitos, GIFT

Resumo

Métodos de coleta e transferência de oócitos equinos têm sido desenvolvidos, resultando em novas possibilidades clínicas e científicas. A Transferência de Oócitos (TO) é uma técnica que vem sendo aprimorada desde os anos 1980. Possibilita contornar problemas reprodutivos associados às tubas uterinas e útero, viabilizando gestações em éguas que não seriam obtidas por meios naturais ou por outras técnicas reprodutivas usuais. A técnica consiste em coletar oócitos de doadoras e transferi-los para as tubas uterinas de receptoras, as quais serão inseminadas artificialmente. Na Transferência Intrafalopiana de Gametas (GIFT), variação da TO, os espermatozoides são transferidos juntamente com os oócitos para as tubas uterinas das receptoras, permitindo associar o uso de garanhões com sêmen de baixa qualidade ou doses inseminantes menores. Estas técnicas apresentam resultados diversos, sendo seu uso ainda restrito a pesquisas científicas e a grandes centros de reprodução equina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Rezende Couto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Curso de Medicina Veterinária

Estudante de graduação em Medicina veterinária

Guilherme Ribeiro Valle, Departamento de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Médico Veterinário formado em 1992 na UFMG, mestre em Medicina Veterinária em 1997 na UFMG, doutor em Ciência Animal em 2004 na UFMG, professor adjunto IV do Departamento de Medicina Veterinária da PUC Minas desde 2001 nas disciplinas de Reprodução Animal e Semiologia Veterinária.

Downloads

Publicado

2013-06-04

Como Citar

Couto, G. R., & Valle, G. R. (2013). Transferência de oócitos em equinos: revisão de literatura. Sinapse Múltipla, 2(1). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/sinapsemultipla/article/view/4879

Edição

Seção

SINAPSE AGRÁRIA