A Globalização do Direito Internacional X a (Inter)nacionalização da Globalização: a trajetória do Direito Internacional dos seus precursores à era pós-moderna
Palavras-chave:
Direito Internacional. Precursores. Globalização. Era pós-moderna.Resumo
O Direito Internacional Moderno contou em sua formulação com a contribuição de importantes autores do século XVI e XVII, tais como Francisco de Vitória, Francisco Suarez e Hugo Grotius. Ocorre que o contorno dado a essa ciência jurídica por seus fundadores foi modificado com os acontecimentos que marcaram, sobremaneira, o século XX, mormente após a Segunda Guerra mundial que marcou indelevelmente a história da humanidade. Para garantir a paz e a segurança internacional os Estados se agruparam e criaram mecanismos para relativizar o conceito de soberania. Muitos temas foram normatizados na esfera global (ONU). A promoção e a proteção dos Direitos Humanos, a proteção ao meio ambiente, a regulação do comércio internacional, a criação de blocos econômicos e ingerência do capital financeiro no plano interno do Estado-nação são acontecimentos que clamaram por uma reformulação do Estado moderno e do moderno Direito Internacional sob a ótica democrática. Retomar a concepção dos precursores do Direito Internacional e compará-lo com o Direito Internacional da era pós-moderna é o objetivo da presente pesquisa bibliográfica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Sinapse Múltipla, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
No momento da submissão, o autor por esta responsável deverá incluir no sistema a declaração de cessão de direitos autorais. O documento deve conter a assinatura de cada um dos autores conforme o modelo abaixo:
Submeto (emos) o trabalho intitulado “XXXXXXXX" à avaliação do periódico SINAPSE MÚLTIPLA, e concordo(amos) em compartilhar os direitos autorais dele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu conteúdo ou parte do mesmo poderá ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, nos termos da legislação reguladora dos direitos autorais em vigor, em qualquer meio de divulgação, desde que realizado o necessário reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Sinapse Múltipla.
Autorizamos a publicação dos nomes e instituições de cada um dos autores abaixo nominados.
Local, data.
Assinatura