Navegabilidades em crise na educação
o mundo real dos professores em desconexão com os mundos virtuais sintéticos dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-3425.2025v10n18p226-239Palavras-chave:
Mundos sintéticos, Cultura digital, Plataformas virtuais, Crise de navegabilidadeResumo
Este estudo integra uma pesquisa mais ampla desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, articulado ao Projeto de Extensão “Criação de Comunidades de Aprendizagens e práticas em mundos sintéticos”, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação exploratória e descritiva, de natureza básica, que visou responder a seguinte questão: qual a percepção de professores sobre os mundos sintéticos no qual navegam estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e como dotar essa virtualidade de uma estratégia pedagógica de aprendizagem? Os dados foram coletados no ano de 2023 junto a 52 estudantes e 10 professoras de uma escola pública estadual do Município de Belo Horizonte. Os resultados indicam haver uma inconteste crise de navegabilidade que separa radicalmente os professores de seus estudantes. Uma crise duplamente diagnosticada: professores que desconhecem os mundos virtuais nos quais os estudantes navegam e estudantes que não conseguem transferir seus saberes digitais para o mundo real da escola. A superação dessa crise exige muitas ações. Uma delas, talvez a mais relevante, é a oferta qualificada de formação inicial e continuada em cultura digital aos professores.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional da Educação: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MKT ESPORTS. Jogos mais jogados do mundo: 10 títulos para ficar de olho. 2025. Disponível em: https://mktesports.com.br/blog/games/jogos-mais-jogados-mundo/. Acesso em: 03 jul. 2025.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac-SP, 2012.
SILVA, Marco Antônio da. A docência interativa e a pedagogia do parangolé. Revista Pluriverso, v. 1, 2021.
TAPSCOTT, Dom. A hora da Geração Digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2010.
TORI, R. Educação sem distância: mídias e tecnologias na educação a distância, no ensino híbrido e na sala de aula. São Artesanato Educacional.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias e educação: legado das experiências da pandemia COVID-19 para o futuro da escola. Panorama Setorial da Internet, Ano 14, n. 2, p. 1-36, jun. 2022. Disponível em: psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso em: 06 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ivana de Oliveira Carvalho, Maria Esperança de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.