Navegabilidades em crise na educação

o mundo real dos professores em desconexão com os mundos virtuais sintéticos dos estudantes

Autores

  • Ivana de Oliveira Carvalho Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG), especialista em Psicopedagogia (CRP-04) e graduada em Psicologia (PUCMINAS). Membro do Núcleo de Estudos em Ciência e Tecnologia (NECT) e do VÓRTICE-IA: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inteligência Artificial e Neurociência Cognitiva, ambos da FaE/UEMG.
  • Maria Esperança de Paula Mestre em Educação (UERJ), especialista em Tecnologia, Educação e Comunicação (UEMG) e licenciada em Pedagogia (UEMG). Membro do Núcleo de Estudos em Ciência e Tecnologia (NECT) e do VÓRTICE-IA: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inteligência Artificial e Neurociência Cognitiva, ambos da FaE/UEMG.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-3425.2025v10n18p226-239

Palavras-chave:

Mundos sintéticos, Cultura digital, Plataformas virtuais, Crise de navegabilidade

Resumo

Este estudo integra uma pesquisa mais ampla desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, articulado ao Projeto de Extensão “Criação de Comunidades de Aprendizagens e práticas em  mundos sintéticos”, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação exploratória e descritiva, de natureza básica, que visou responder a seguinte questão: qual a percepção de professores sobre os mundos sintéticos no qual navegam estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e como dotar essa virtualidade de uma estratégia pedagógica de aprendizagem? Os dados foram coletados no ano de 2023 junto a 52 estudantes e 10 professoras de uma escola pública estadual do Município de Belo Horizonte. Os resultados indicam haver uma inconteste crise de navegabilidade que separa radicalmente os professores de seus estudantes. Uma crise duplamente diagnosticada: professores que desconhecem os mundos virtuais nos quais os estudantes navegam e estudantes que não conseguem transferir seus saberes digitais para o mundo real da escola. A superação dessa crise exige muitas ações. Uma delas, talvez a mais relevante, é a oferta qualificada de formação inicial e continuada em cultura digital aos professores.

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Referências

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Publicado

2025-08-03

Como Citar

CARVALHO, Ivana de Oliveira; PAULA, Maria Esperança de. Navegabilidades em crise na educação: o mundo real dos professores em desconexão com os mundos virtuais sintéticos dos estudantes. Virtuajus, Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 226–239, 2025. DOI: 10.5752/P.1678-3425.2025v10n18p226-239. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/virtuajus/article/view/36618. Acesso em: 20 ago. 2025.