Prestação de Assistência Jurídica Integral e Gratuita por Municípios e a Efetivação de Direitos Fundamentais
Keywords:
Acesso à justiça, Assistência jurídica, Direitos fundamentaisAbstract
O objeto da pesquisa é examinar a possibilidade de prestação jurídica integral e gratuita pelos Municípios no ordenamento jurídico brasileiro. Objetivo geral é analisar dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, notadamente os que garantem ao cidadão o acesso à justiça. Objetivos específicos: enfatizar o dever do Município em concretizar direitos fundamentais; destacar entraves da assistência jurídica brasileira que impedem prestar o serviço; demonstrar que a interpretação que mais se coaduna à Constituição é a que possibilita ao ente municipal prestar o serviço, garantindo acesso dos munícipes à justiça. Será utilizado método dedutivo, fonte bibliográfica, técnicas do referente, categoria, fichamento e conceito operacional.Downloads
Download data is not yet available.
References
ACRE, Comarca da vara única de Xapuri. Ação de improbidade administrativa n. 700147-09.2013.8.01.0007. Autor: Associação dos Defensores Públicos do Estado do Acre. Réu: Márcio Pereira Miranda. Xapuri, 15 de junho de 2013. Disponível em: <http://www.anadep.org.br/wtksite/conteudo/17716/ LIMINAR_-_XAPURI.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2017.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 6. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2002.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1998.
Downloads
Published
2017-12-14
How to Cite
MATHEUS, Ana Carolina Couto. Prestação de Assistência Jurídica Integral e Gratuita por Municípios e a Efetivação de Direitos Fundamentais. VirtuaJus, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 98–120, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/virtuajus/article/view/16104. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Dossiê Moral, Política e Direito: Virtudes e Vícios