Análise Comparativa da Composição do Supremo Tribunal Federal, da Suprema Corte Americana e do Tribunal Constitucional Federal Alemão

Autores

  • Eliane Vila Real de Andrade
  • Filipe Miranda Gazzinelli
  • Maria Alice Oliveira de Freitas Mattos
  • Bárbara Thaís Pinheiro Silva
  • Luiz Antônio Soares Júnior

Resumo

O presente artigo, fruto de longa pesquisa do NAP da PUC Minas, visa a uma compreensão geral sobre a composição do Supremo Tribunal Federal brasileiro e o processo de indicação e aprovação dos membros da Suprema Corte Norte-Americana. Questiona-se a possibilidade do modo em que se processa tal formação, podendo ou não influenciar a autonomia e independência do Judiciário. Ademais, o referido estudo será realizado à luz da análise comparativa dos dois principais modelos de cortes supremas ou de cortes constitucionais no mundo: o primeiro é a Suprema Corte Americana, e, o segundo é a Corte Constitucional alemã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-18

Como Citar

ANDRADE, Eliane Vila Real de; GAZZINELLI, Filipe Miranda; MATTOS, Maria Alice Oliveira de Freitas; SILVA, Bárbara Thaís Pinheiro; SOARES JÚNIOR, Luiz Antônio. Análise Comparativa da Composição do Supremo Tribunal Federal, da Suprema Corte Americana e do Tribunal Constitucional Federal Alemão. Virtuajus, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 248–270, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/virtuajus/article/view/18019. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Discentes