O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Somente serão recebidos trabalhos de doutores, doutorandos ou mestrandos em coautoria com seu orientador.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc)?
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em: Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em: Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Normas da Revista da Faculdade Mineira de Direito

1) O artigo deve ser inédito no Brasil, coautoria limitada a três autores, possuir preferencialmente de 15 a 30 páginas computando-se as referências, em formato .doc ou similar, sem indicação de autoria, incluindo-se a remoção da identificação de autoria na opção de Propriedades.
1.1) A critério do conselho editorial, eventuais trabalhos de coautoria superior a três autores poderão ser admitidos excepcionalmente em face de justificativa dos autores.
2) Serão recebidos artigos redigidos em português, espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.
3) Somente serão recebidos trabalhos de doutores ou doutorandos. São admitidos artigos de mestres e mestrandos desde que em coautoria com um doutor.
4) Todos os materiais apresentados à Revista da Faculdade Mineira de Direito devem ser enviados eletronicamente pelo site.
5) O cumprimento das normas de publicação é de responsabilidade do autor, que devem ser conhecidas por este antes de se iniciar o processo de submissão. Artigos que não estiverem completamente de acordo com as normas da revista serão rejeitados sumariamente.

I Formatação

1) Configuração da página: Formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm, cabeçalho e rodapé de 1,25.
2) Fonte: Times New Roman, cor preta, tamanho 12 para o texto com espaçamento de 1,5 entre linhas, e tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas para citação direta longa, notas de rodapé, legendas, fontes das ilustrações.
3) Parágrafos com recuo de 1,25 cm e sem espaçamento entre eles.
4) Títulos das seções e subseções devem ser alinhados a esquerda, obedecendo à numeração progressiva em algarismo arábico, separando-se a numeração do título da seção ou subseção apenas por um espaço de caractere.
5) Os títulos das seções devem apresentar o tamanho da fonte 12, em maiúsculo e em negrito.
6) Os títulos das subseções devem apresentar o tamanho da fonte 12, com apenas a primeira letra em maiúsculo e em negrito.
7) Entre os títulos das seções e subseções e o texto deve-se deixar um espaço de linha em branco de 1,5cm. Entre o texto e o título seguinte, deve-se deixar também um espaço de 1,5cm.

II Estrutura

1) A estrutura do artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme NBR 6022, de 2018.
2) São elementos pré-textuais exigidos por esta revista: Título no idioma do texto; título em outro idioma; resumo e palavras-chave no idioma do texto; resumo e palavras-chave em outro idioma.
3) O título do artigo e o subtítulo (se houver) no idioma do documento devem figurar na página de abertura do artigo, separados por dois pontos, em tamanho 12, em letras maiúsculas e em negrito.
4) O título em outro idioma (e subtítulo se houver) devem seguir a mesma formatação do item 3, podendo ser em Inglês, Francês, Italiano ou Alemão, inserido logo após o título no idioma do texto.
5) O resumo no idioma do texto, em parágrafo único e com o máximo de 200 palavras, deve conter o campo de estudo, método, objetivo, resultado e conclusões, com a palavra “Resumo:” em negrito, somente com a primeira letra maiúscula separada do texto por dois pontos.
6) As palavras-chave no idioma do texto devem figurar logo abaixo do resumo, separadas por um espaço de 1,5 cm, antecedidas da expressão “Palavras-chave:” em negrito, somente com a primeira letra maiúscula. As palavras-chave são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
7) O resumo e as palavras-chave em idioma diverso daquele utilizado no texto, podendo ser em inglês, francês, italiano ou alemão, devem seguir as mesmas regras de formatação acima indicadas.
8) Os elementos textuais constituem-se de introdução, desenvolvimento e considerações finais. A nomenclatura dos títulos das seções e subseções do desenvolvimento fica a critério do autor.
9) As referências efetivamente utilizadas devem aparecer ao final do texto em ordem alfabética, conforme regras estabelecidas pela NBR 6023, de 2018.

III Regras gerais sobre citações e referências

1) A Revista da Faculdade Mineira de Direito adota o modelo autor/data para o sistema de chamada no corpo do texto.
2) É admitido o uso de notas de rodapé apenas na modalidade explicativa e com parcimônia.
3) A citação direta curta, de até três linhas, é inserida na sequência do texto entre aspas duplas e sem quaisquer outros destaques.
4) A citação direta longa, mais de três linhas, é apresentada com recuo de 4cm da margem esquerda, tamanho da fonte 10, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e quaisquer outros destaques.
5) As referências devem ser elaboradas em espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda, separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
6) Adota-se a utilização do negrito para o destaque do elemento título nas referências.

As demais regras de metodologia e normalização a serem seguidas, incluindo-se os modelos para referências e citações, são aquelas definidas pela Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, disponíveis em:
http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160217102425-n.pdf

Dossiê - Jorge Eduardo Douglas Price e Raffaele De Giorgi

Nesta seção serão publicados artigos científicos em homenagem aos professores Jorge Eduardo Douglas Price e Raffaele De Giorgi.

Direito e Democracia na sociedade contemporânea

Nesta seção serão publicados artigos científicos sobre Direito e Democracia na sociedade contemporânea.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.