A TOLERÂNCIA COMO CERNE DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

UMA ABORDAGEM JUSFILOSÓFICA A PARTIR DA ÉTICA ARISTOTÉLICA

  • Martin Ramalho de Freitas Leão Rego UFAL
  • Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar
Palavras-chave: Tolerância. Dignidade da pessoa humana. Ética aristotélica. Filosofia do direito. Direito constitucional.

Resumo

O presente trabalho é a construção escrita da comunicação oral apresentada no I Congresso Nacional de Filosofia Antiga, Medieval e Renascentista, realizado na Universidade Federal de Alagoas, tendo como tema a tolerância. Com essa proposta, pretende-se explorar conceitos jurídicos abarcados no princípio da dignidade humana a partir do construto filosófico da tolerância. Assim, optou-se por uma abordagem a partir da ética aristotélica, tomando-se por referência as obras “A política” e “Ética a Nicômaco”. Logo, desenvolve-se o objeto a partir da exploração dos principais conceitos éticos do filósofo da antiguidade, das noções essenciais de tolerância e sua associação com o hodierno princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. A partir dessa breve incursão, aproxima-se os conceitos jurídicos de sua base fundamental filosófica e política. 

Biografia do Autor

Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar

Doutor em Direito pela PUC/SP e Mestre em Direito pela UFBA. Professor do PPGD/UFAL e da Graduação em Direito, lecionando a disciplina Filosofia do Direito II.

Publicado
02-07-2020
Como Citar
Ramalho de Freitas Leão Rego, M., & Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar, R. (2020). A TOLERÂNCIA COMO CERNE DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Sapere Aude, 11(21), 330-340. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p330-340
Seção
COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS