v. 11 n. 21 (2020): ÉTICA, ECONOMIA E NECROPOLÍTICA

O necropoder decide quem tem o direito de viver, porque tem valor de mercado, e quem se pode matar ou deixar morrer porque a vida não tem um valor em si mesma, mas só pode ser valorada dentro de um certo jogo de relações em que alguns não podem jogar porque são meros joguetes, simples instrumentos de interesses que muitas vezes nem conseguem compreender.

SAPERE AUDE - ISSN: 2177-6342 - PUC Minas - Belo Horizonte (MG)

Uma parte significativa da história do Ocidente foi edificada sobre cadáveres. Mas como a vida humana associada está alicerçada em crenças e valores, as sociedades sempre encontraram alguma forma de justificativa moral para a barbárie, e isso nos coloca um problema interessante que é a necessidade de pensar que nem toda a violência que experimentamos na história é feita por seres humanos despidos de qualquer senso moral ou movidos por distúrbios de ordem mental. [...] O necropoder decide quem tem o direito de viver, porque tem valor de mercado, e quem se pode matar ou deixar morrer porque a vida não tem um valor em si mesma, mas só pode ser valorada dentro de um certo jogo de relações em que alguns não podem jogar porque são meros joguetes, simples instrumentos de interesses que muitas vezes nem conseguem compreender

Publicado: 2020-07-02

EDITORIAL/EDITORIAL

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER

  • A CONFIGURAÇÃO ONTOLÓGICO-ÉTICA DA ECONOMIA

    Manfredo Araújo de Oliveira
    11-48
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p11-48
  • A POLÍTICA DE MORTE NA PERIFERIA DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL

    Adriano Negris
    49-69
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p49-69
  • ARENDT E A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS

    José João Neves Barbosa Vicente
    70-81
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p70-81
  • LIBERALISMO, DEMOCRACIA E A QUESTÃO DO TRABALHO

    Ana Selva Castelo Branco Albinati
    82-99
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p82-99
  • GEORG LUKÁCS: PARA UMA CRÍTICA DO TATICISMO STALINISITA

    Henrique Coelho
    100-120
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p100-120
  • ÉTICA E XAMANISMO

    Rafael Leopoldo, Roberto Starling
    121-138
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p121-138
  • A CONCEPÇÃO DE HOMEM NA OBRA "A IDEOLOGIA ALEMÃ" DE MARX E ENGELS

    Fabiano Veliq
    139-149
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p139-149
  • O PARADIGMA DA ÉTICA EM PLATÃO Uma leitura a partir do inferencialismo de Robert Brandom

    Rafael Lourenço Navarro
    150-172
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p150-172

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT

  • AUTONOMY AND LIBERTY IN AUGUSTINE AND KANT: THE PREDOMINANCE OF THE FORMALISM IN THE CONCEPT OF WILL

    Marcone Costa Cerqueira
    173-193
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p173-193
  • KANT E SECULARIZAÇÃO DA ESCATOLOGIA CRISTÃ

    Marcelo da Costa Maciel
    194-206
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p194-206
  • POR UMA ABORDAGEM UNIVERSALISTA EM FILOSOFIA DA RELIGIÃO

    Adilson Koslowski
    207-221
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p207-221
  • A NÃO REDUÇÃO DA EPISTEMOLOGIA AS CIÊNCIAS COGNITIVAS E A QUESTÃO DO DISJUNTIVISMO

    Paulo Andrade Vitória
    222-238
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p222-238
  • PRÁTICAS SEXUAIS E MORAL NA ANTIGUIDADE E MODERNIDADE, À LUZ DA TEORIA DE MICHEL FOUCAULT

    Thiago Augusto Galeão Azevedo
    239-258
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p239-258
  • AMBIGUIDADE PRESENTE NA RELAÇÃO DE NIETZSCHE COM O CETICISMO

    Francisco Alvarenga Junnior Neto
    259-275
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p259-275
  • O FUNDAMENTO ANTROPOLÓGICO DA EXCELÊNCIA EM ARISTÓTELES Uma leitura do Livro I da Ética a Nicômaco

    Brener Alexandre
    276-296
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p276-296

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS

  • PAUL RICOEUR E O DESAFIO ATUAL DOS DIREITOS HUMANOS

    Thiago Sousa
    297-305
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p297-305
  • A NEGAÇÃO DA ALTERIDADE E A NECROPOLÍTICA

    Lourival Robty Santos de Souza, Lauro Barros Barreto
    306-316
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p306-316
  • A BUSCA DE SENTIDO COMO EXPRESSÃO DO SER-PARA-A-MORTE

    Bruna Coutinho Silva
    317-322
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p317-322
  • CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MULHER: DA RELAÇÃO DE COMPRA AO EMPODERAMENTO

    Mayra Yonara Pereira Barbosa
    323-329
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p323-329
  • A TOLERÂNCIA COMO CERNE DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA UMA ABORDAGEM JUSFILOSÓFICA A PARTIR DA ÉTICA ARISTOTÉLICA

    Martin Ramalho de Freitas Leão Rego, Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar
    330-340
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p330-340
  • O QUE É ISTO – O HOMEM? A ESTRUTURA DA PESSOA HUMANA A PARTIR DA FILOSOFIA DE TOMÁS DE AQUINO

    Bruno Magalhães Costa
    341-351
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p341-351

RESENHAS/REVIEWS