A CONCEPÇÃO DE HOMEM NA OBRA "A IDEOLOGIA ALEMÃ" DE MARX E ENGELS

  • Fabiano Veliq PUC Minas
Palavras-chave: Marx. Homem. Trabalho. Capitalismo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a questão do conceito de homem na obra Ideologia Alemã de Marx e Engels e seus desdobramentos em diversos aspectos da relação homem-trabalho em Marx. A obra de Marx sobre a questão do homem está dispersa em vários de seus escritos. Desta forma, nosso artigo foca na concepção de homem adotada por Marx e Engels na sua obra Ideologia alemã. Nosso artigo inicia contextualizando a aspectos do contexto de Marx e seu embate com a esquerda hegeliana; após este momento passamos a explicitar a noção de Trabalho em Marx e evidenciar como que a partir dessa noção é possível pensar o desenvolvimento de temas caros como alienação, luta de classe e comunismo. Tal análise a nosso ver se mostra importante por se tratar de um texto importante na história da filosofia e por oferecer uma perspectiva várias vezes esquecida de Marx e Engels que é a sua preocupação com o homem e o mundo que o rodeia.

 

Biografia do Autor

Fabiano Veliq, PUC Minas

Formado em Filosofia pela UFMG com Especialização em Teologia Sistemática pela Faculdade Batista de Belo Horizonte. Mestre em Filosofia da Religião pela FAJE e Doutor em Psicologia pela PUC Minas.

Publicado
02-07-2020
Como Citar
Veliq, F. (2020). A CONCEPÇÃO DE HOMEM NA OBRA "A IDEOLOGIA ALEMÃ" DE MARX E ENGELS. Sapere Aude, 11(21), 139-149. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p139-149
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER