Chamada Revista @rquivo Brasileiro de Educação

Dossiê: Paulo Freire: Utopia e Práxis

Ao celebrar o centenário de Paulo Freire, educador e patrono da Educação brasileira, a Revista @rquivo da Educação Brasileira vem convidar a comunidade acadêmica a participar do Dossiê Paulo Freire: Utopia e Práxis. Essa publicação tem a intenção de colaborar com a divulgação de ensaios e pesquisas que buscam refletir, a partir do referencial teórico-metodológico freireano, acerca dos desafios colocados à educação, no atual contexto de avanço de políticas neoliberais no Brasil e no mundo.

A utopia constitui-se em categoria importante no bojo do pensamento de Paulo Freire, e reafirma a compreensão da história como um tempo de possibilidades, de construção coletiva de “inéditos viáveis”, cujo horizonte é a humanização e a emancipação.

Pensar a utopia freireana é considerar que a concretização do sonho de uma sociedade mais justa e democrática não se dá a priori, mas se constrói nas lutas de mulheres e homens em diferentes espaços e tempos e, também, no chão da escola. Essa concepção de utopia evidencia a dimensão da práxis, enquanto movimento de ação-reflexão-ação essencial à transformação objetiva da realidade.

Isto posto, o Dossiê Paulo Freire: Utopia e Práxis se propõe a ser, portanto, espaço que demarca o (re)conhecimento do legado freireano com a divulgação de pesquisas (artigos e resenhas) e reflexões que apontem para possibilidades de enfrentamento e reinvenção de políticas e práticas hegemônicas, no sentido de construção de uma outra educação possível.

 

Organização:

Dra. Fernanda Quatorze Voltas Saul (UFES)

Dra. Sheilla Brasileiro (PUC Minas)

Prazo para submissão: 01 de outubro de 2021.

Data prevista para publicação: 30 de outubro de 2021.