Chamada para o dossiê da revista @rquivo da Educação Brasileira, publicada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas

Dossiê: “Pacto Educativo Global: Por uma escola humana e humanizadora, integrada e integradora”

Em setembro de 2019, o Papa Francisco, com o objetivo de renovar a paixão por uma educação alicerçada nos princípios do humanismo solidário, convidou-nos a celebrar o Pacto Educativo Global. 

O Pacto, ao propor, através de educação, uma mudança de mentalidade em escala planetária, nos convida a pensar e, para além disso, viabilizar em nossas escolas e comunidades práticas que sejam capazes de oferecer uma formação que contemple uma visão integral do ser humano. Em outras palavras, somos convidados, a partir das nossas salas de aula e outros espaços educativos, a agir concretamente na promoção de uma nova sociedade, arraigada nos valores cristãos, construindo a aldeia que educa.

O Pacto Educativo Global, que se inseriu nas comemorações dos cinco anos da Encíclica “Laudato Si”, tem o objetivo de promover uma aliança entre a escola, a família e a sociedade como um só corpo, visando colocar no centro das ações o desenvolvimento integral da pessoa, o ser humano, e a proteção da Casa comum. Trata-se de uma proposta de um trabalho educativo que gere compromisso comunitário, que esteja solidamente comprometida com o diálogo e a paz, que se comprometa com a ecologia integral.

Essas novas práticas precisam ser pensadas e, realizadas, compartilhadas. O (novo) currículo, em sendo norteador dos objetivos de aprendizagem, deverá estar pautado em princípios e valores que determinam uma ética de um humanismo e uma ecologia integrais.

Assim, a revista @rquivo da Educação Brasileira, publicação do Programa de Pós-graduação da PUC Minas, vem convidar à participação no Dossiê “Pacto Educativo Global: Por uma escola humana e humanizadora, integrada e integradora”.

O propósito da publicação especial é colaborar com a divulgação de ensaios e estudos que tragam reflexões, a partir dos princípios do Pacto Educativo Global, dos desafios que são colocados à escola e aos educadores no contexto atual, e que também relatem experiências merecedoras de serem compartilhadas.

Organização do dossiê: Núcleo do Pacto Educativo Global/Anima PUC Minas

Carla Ferretti Santiago – Diretora do ICH/PUC Minas
Elaine Cecília de Lima Oliveira – ANEC Minas Gerais
Simão Pedro P. Marinho – Programa de Pós-graduação em Educação | PUC Minas

Prazo para submissão dos artigos: 04 de novembro de 2022

As orientações aos autores estão disponíveis em:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/about/submissions