Edição Atual

v. 12 n. 21 (2024): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
					Visualizar v. 12 n. 21 (2024): @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
Publicado: 2024-05-13

Artigos

  • EDITORIAL

    Teodoro Zanardi, Viviane Augusta Ramos Dias Pascoal, Deisy Ferreira dos Santos
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p1-3
  • ECOLOGIA INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA JURÍDICA: dilemas para a educação e trabalho no âmbito do estado democrático de direito brasileiro

    Edmar Avelar Sena, Magno Moisés de Cristo, Lucas Figueiredo Cavalcanti
    4-29
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n22p4-29
  • TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: desafios e possibilidades nas vozes de gestores de escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte

    Helaine Santos Leal
    30-58
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n22p30-58
  • RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: uma revisão sistemática da literatura

    Andressa Algayer da Silva Moretti, Helena Martínez Avila de Mello, Camila Fernanda Dias Pavaneli, Thiago Aparecido Cetroni, Dhebora Souza Umbelino Silva, Clever Ricardo Guareis de Farias
    59-83
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p59-83
  • O ASSÉDIO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS: como as universidades brasileiras estão lidando com ele?

    Stefania de Castro Helmold, Cristiana Trindade Ituassu
    84-104
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p84-104
  • PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO: teoria e prática do sistema dialógico e humanista freiriano

    Daniel Ribeiro de Almeida Chacon
    105-127
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p105-127
  • APONTAMENTOS SOBRE O ENSAIO “A CRISE NA EDUCAÇÃO” DE HANNAH ARENDT

    Duarte Bernardo Gomes
    128-145
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p128-145
  • ACESSIBILIDADE DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

    Camila Mazzetto Paes, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Pedro Marco Karan Barbosa, Odair Vieira da Silva, Luís Carlos de Paula e Silva
    146-164
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p146-164
  • DISCALCULIA: tema emergente na formação inicial do professor de Matemática

    Fabio Colins, Sueli Pantoja da Silva
    165-187
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p165-187
  • A ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PARA ADULTOS: uma abordagem sistêmica

    Pasquale Luigi Di Viggiano
    188-211
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p188-211

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

    Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Fábio Josué Souza dos Santos , Mônica Castagna Molina, Terciana Vidal Moura
    212-213
  • A AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO VINCULADAS AO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: rumo à construção da reforma agrária popular

    Janaine Zdebski da Silva, Fernando José Martins
    214-236
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p214-237
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

    Antelmara de Souza Silva, Heloisa da Silva Borges, Soliana de Souza e Souza, Priscila Soares Lima
    237-257
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p387-406
  • BNCC DO ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: análise dos itinerários formativos no currículo escolar

    Arley da Silva Oliveira, Arthane Menezes Figueirêdo
    258-282
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p337-361
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO, BNCC E NOVO ENSINO MÉDIO: discursos de professores da área de Ciências Humanas e Sociais

    Ramon Roseno Alves, Emerson Augusto de Medeiros
    283-306
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p238-260
  • O ENSINO MÉDIO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA: as vozes dos sujeitos ribeirinhos

    Eraldo Souza do Carmo, Fabiany Marcela Souza dos Santos
    307-331
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p362-387
  • O ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA TOCANTINA: como foi a escolarização de jovens ribeirinhas que conseguem chegar à licenciatura em educação do campo?

    Larissa de Nazaré Carvalho de Aviz, Mônica Castagna Molina , Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo
    332-358
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p407-433
  • A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTERATIVO NO PARÁ: o contexto da implantação do projeto SEI numa realidade marajoara

    Claudenildo da Silva Ladislau, João Paulo da Conceição Alves
    359-391
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p261-293
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO MÉDIO DE ALGUNS MUNICÍPIOS BAIANOS

    Silvano da Conceição, Arlete Ramos dos Santos, Vilma Áurea Rodrigues
    392-416
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p453-478
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO CAMPESINO EM TERRITÓRIO DUQUECAXIENSE: trajetória histórica e descontinuidades

    Joanna Angelica Marques, Edjan Souza Machado, Renata de Almeida Oliveira
    417-438
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p294-315
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO, IDENTIDADE E PROTAGONISMO JUVENIL

    Priscila Teixeira da Silva, Edivalda da Silva Domingues Lopes, Fábio dos Santos Teixeira
    439-459
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p316-336
  • REFERÊNCIAS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO REGULAR: uma possibilidade de educação integral nas escolas públicas no/do campo

    Cecilia Maria Ghedini, Rosane Berté
    460-485
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p479-504
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE QUÍMICA: percepções sobre o plano de estudo em uma escola família agrícola

    Wanderson Gomes Teixeira, Daniela Marques Alexandrino
    486-513
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p505-531
  • OS CAMINHOS PARA TORNAR-SE EDUCADOR: as experiências formativas dos educadores da escola família agrícola de Sobradinho/BA

    Airton Lucena Santos Nascimento, Pedro Henrique Alves Santos, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    514-533
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p434-452
  • COMPOSTEIRA E O ENSINO INTERDISCIPLINAR: uma proposta prática, dialógica e reflexiva

    Sílvio Domingos Mendes da Silva, Dandara Morgenstern dos Santos
    534-554
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p532-551
Ver Todas as Edições

@rquivo Brasileiro de Educação é um periódico, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Criado em 2013 por iniciativa do corpo docente do PPGE, a revista tem como objetivo contribuir para divulgação da produção acadêmica de qualidade na área de Educação, de modo a colaborar na promoção e ampliação do debate, com a comunidade científica e com a sociedade em geral. Para isso, publicará textos originais nacionais e internacionais, escritos por doutores com temas diversos da área da Educação, com ênfase especial em Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura, Uso Educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Políticas Públicas e Direito à Educação, Formação de Educadores, Constituição e Memória da Profissão Docente.