As contribuições da Psicologia Escolar no enfrentamento ao bullying
Resumo
O bullying é um comportamento violento, predominantemente evidenciado na adolescência e no ambiente escolar, que causa implicações importantes para o desenvolvimento e para a saúde mental dos sujeitos. A proposta da presente revisão foi discutir as contribuições da Psicologia Escolar no enfrentamento ao bullying, dando ênfase às principais estratégias de enfrentamento que podem ser adotadas por profissionais desta área. Tratou-se de uma revisão narrativa, realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde, SciELO, Pepsic e PubMed. Foram priorizados estudos com intervenções em adolescentes, visando a discutir a eficácia de diferentes estratégias adotadas por profissionais de Psicologia Escolar. Os estudos encontrados demonstraram que as intervenções desenvolveram habilidades sociais e emocionais e estas tendem a diminuir os casos de bullying, além de desenvolver melhor resposta de enfrentamento a tais casos. Destaca-se a importância de adaptar esses protocolos de intervenção para adolescentes brasileiros, uma vez que a expressa maioria dos estudos encontrados relata experiências com adolescentes estrangeiros.
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