O SENTIDO DO SAGRADO da arcaicidade à dessacralização

Main Article Content

Resumo

A obra de Angela Ales Bello tem como objetivo analisar a constituição do sagrado nas religiões arcaicas e complexas. Para tanto, a filósofa italiana trata de salvaguardar suas premissas na busca pela compreensão da experiência religiosa no espaço-tempo. Em primeira instância, traz o argumento que discute tal experiência, tanto no terreno de sua aceitação, quanto no movimento de sua negação, constatando que ela é algo a ser vivenciado, isto é, de vivência (Erlebnis). Em seguida, apresenta os pressupostos metodológicos para o estudo do sagrado e do religioso. Diante das possiblidades analíticas em torno da religião, Ales Bello assume o caminho fenomenológico, buscando contribuir para um repensar e aprofundar as estruturas internas do sagrado. Também atravessa o âmbito da Antropologia e da História das Religiões, de modo que a experiência humana do religare com o Sacro possa ser compreendida.

Article Details

Como Citar
GOMES, R. O SENTIDO DO SAGRADO. INTERAÇÕES, v. 15, n. 2, p. 478-481, 27 nov. 2020.
Seção
RESENHAS
Biografia do Autor

Renan Gomes

Bacharel em História, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado em andamento em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Brasil. ORCID: 0000-0003-0468-3542. E-mail: renangomes16@outlook.com.

Referências

BELLO, Angela Ales. O Sentido do Sagrado: da arcaicidade à dessacralização. FERNANDES, Márcio L. (coord.). Tradução de Paulo Sérgio Lopes Gonçalves e Dilson Daldoce Júnior. São Paulo: Paulus, 2018. 158 p. (Coleção Mundo da Vida).