Temática livre
v. 19 n. 1 (2024)

Espiritualidade e saúde
v. 18 n. 2 (2023)

A literatura científica tem abordado a dimensão espiritual/religiosa como importante fonte de recursos para enfrentamento de situações quando a saúde está ameaçada. Mas a espiritualidade é mais do que “recurso de coping” (enfrentamento) em situações de estresse. A espiritualidade diz respeito à dimensão do sentido e propósito da existência. Tem a ver com a conexão que uma pessoa desenvolve consigo própria, com outrem, com o ambiente mais amplo, incluindo a natureza e/ou mesmo uma transcendência. No Brasil, a maioria das pesquisas sobre esta temática destaca aspectos positivos da relação entre espiritualidade, religiosidade e saúde, e, reiteradamente, sublinha a importância de oferta de cuidado espiritual às pessoas enfermas.  No entanto, são escassos os estudos que:



  1. a) discutem o conceito de cuidado espiritual;

  2. b) apresentam formas, cientificamente embasadas, de identificação das necessidades espirituais;

  3. c) oferecem propostas de cuidado espiritual culturalmente sensíveis e desvinculadas da noção tradicional de capelania religiosa-confessional;

  4. d) investiguem os conflitos espirituais em sua potência de atuação como causa e efeito de problemas psicológicos;

  5. e) investiguem a relação entre a própria espiritualidade de profissionais de Saúde e a qualidade e a forma do cuidado oferecido;

  6. f) aprofundem e ao mesmo tempo ampliem as noções de espiritualidade utilizadas nos estudos;

  7. g) investiguem o florescimento humano em sua relação com amadurecimento emocional e saúde global;

  8. h) explorem o conceito de compaixão e as práticas de cuidado compassivo em relação às tomadas de decisão em Saúde.


 


Dado o caráter essencialmente interdisciplinar deste campo de conhecimento, o presente Dossiê será constituído de artigos científicos originais, advindos de diferentes disciplinas e que tratem os temas acima listados, seja por meio de um enfoque conceitual, empírico, com referencial teórico-metodológico em abordagem qualitativa ou quantitativa. A finalidade é reunir artigos que apresentem estudos que contribuam para o avanço do conhecimento neste campo.

Temática livre
v. 18 n. 1 (2023)

O mundo em que vivemos vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. Os meios de comunicação altamente sofisticados têm promovido grandes impactos, particularmente no que diz respeito ao acesso a informações atualizadas e relevantes.  


A necessidade de aprimoramento constante é inegável e, particularmente, os meios de comunicação científica não poderiam deixar de se atualizar.


É por essa razão que temos o prazer de apresentar neste número da INTERAÇÕES não só uma gama de relevantes artigos e comunicações para a área de Ciências da Religião e Teologia, mas também, alinhado com essa necessidade de atualização, comunicar que a partir desse número estamos assumindo o modelo de publicação chamado de fluxo contínuo ou Ahead of print em inglês. Este sistema consiste na publicação de artigos tão logo eles tenham sido avaliados e aprovados pelos pareceristas, sem a necessidade de esperar que todos os artigos de um número sejam aprovados para só então lançar uma edição.


A equipe editorial da INTERAÇÕES deseja aos seus leitores e às suas leitoras que as reflexões aqui propostas ensejem boas reflexões, debates e o avanço dos trabalhos acadêmicos na área Ciências da Religião e Teologia. Boa leitura!

Espiritismo
v. 17 n. 2 (2022)

É com satisfação que a INTERAÇÕES apresenta neste número às suas leitoras e leitores o número especial com o dossiê Espiritismo em Perspectivas, que apresenta artigos acadêmicos e resenhas críticas de pesquisadores/as do campo de estudos da religião sobre o Espiritismo, sua história, sua trajetória de consolidação e suas perspectivas de desenvolvimento na sociedade brasileira.
Este dossiê especial foi proposto pelo Núcleo de Estudos de História do Espiritismo (NUESHE) sob a coordenação da professora Adriana Gomes (PPGH-UNIVERSO) em conjunto com Rodrigo Farias de Sousa (UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões coordenado também por Adriana Gomes e por Angélica A. Silva de Almeida (IF-Sudeste de Minas), ambos cadastrados no CNPq, que com Marcelo Gulão Pimentel (COLÉGIO NAVAL) assinam o editorial. Os pesquisadores procuram situar, os principais acontecimentos que marcaram a trajetória dessa nova religião, da França ao Brasil, onde eles destacam: o surgimento dos fenômenos das mesas girantes ainda nos Estados Unidos e a sua migração para a Europa; os estudos realizados por Allan Kardec a partir do seu contato com esses fenômenos; a organização e publicação desse material que deu origem ao seu corpo doutrinário; os conflitos experimentados em diversos segmentos sociais; a sua chegada ao Brasil ainda no século XIX; sua organização, desenvolvimento e as reações na sociedade.

Temática livre
v. 17 n. 1 (2022)

INTERAÇÕES tem a alegria de apresentar às suas leitoras e aos seus leitores mais uma publicação temática livre, repleta de contribuições para a área de Ciências da Religião e Teologia. Neste número, as principais temáticas abordadas são relativas ao debate étnico-racial; religião e educação; cristianismo antigo e contemporâneo e tradições religiosas orientais. Espero que todas e todos tenham uma boa leitura, permeada de aprendizados e reflexões!

Temática livre
v. 16 n. 2 (2021)

INTERAÇÕES tem a satisfação de apresentar às suas leitoras e aos seus leitores mais uma publicação de temática livre, permeada por estudos de grande importância para a área de Ciências da Religião e Teologia. Com o intuito de abarcar a diversidade de ideias e análises apresentadas, os artigos foram organizados em três blocos temáticos: (1) Filosofia da Religião; (2) Diálogo inter-religioso e intercultural e (3) Teologia. Assim, esperamos que todas e todos tenham uma leitura prazerosa dos trabalhos publicados neste volume. 


Desejamos uma boa leitura!

Temática livre
v. 16 n. 1 (2021)

A revista INTERAÇÕES, periódico científico editado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas, vem contribuindo sistematicamente como instrumento de debate interdisciplinar no campo dos estudos da religião, por meio da publicação de artigos, debates, comunicações e resenhas.

No editorial passado discutimos o que seria a Ciências da Religião. Nesse número, o Professor Flavio Senra e a Professora Tatiana Almeida nos oferecem uma importante reflexão sobre interdisciplinaridade e disciplinaridade nas Ciências da Religião.Convidamos os leitores e as leitoras a lerem o texto com a pergunta: qual o nosso ponto de partida nas Ciências da Religião? INTERAÇÕES traz nesse número dez importantes artigos com valorosas contribuições além de duas importantes entrevistas.


Desejamos aos leitores e às leitoras da INTERAÇÕES que essas publicações possam instaurar boas análises, e, assim, estimulem o avanço das pesquisas acadêmicas na área Ciências da Religião e Teologia. Boa leitura!

Temática livre
v. 15 n. 2 (2020)

O ano de 2020 ficará registrado na história como um ano de grandes desafios, particularmente pelas consequências da pandemia trazida pela Covid-19, que além de todos os problemas a serem enfrentados, foi portadora de grandes reflexões para a humanidade. Tudo se fez a partir da imposição do distanciamento social. Nesse sentido, o nome de nosso periódico parece fazer mais sentido que nunca, pois as interações se tornaram essenciais, ainda que virtuais.


Nesse novo contexto, INTERAÇÕES traz para seus leitores e leitoras, seguindo as comemorações dos seus 15 anos, um número com contribuições valiosas para a nossa área, apesar de todas as dificuldades impostas. Desejamos aos leitores e leitoras da INTERAÇÕES que os trabalhos desse número ensejem boas análises, ricos debates, e que ofereçam subsídios para o avanço dos trabalhos acadêmicos na área das Ciências da Religião e Teologia. Boa leitura!

v. 15 n. 1 (2020)

INTERAÇÕES tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu décimo quinto volume. Nos orgulhamos de um caminho percorrido com muita dedicação por parte de uma equipe que se coloca a serviço da área Ciências da Religião e Teologia. No ano em que completa 15 anos desde a fundação da revista na Faculdade Católica de Uberlândia, sob responsabilidade da sua primeira editora, a Prof.a Vani Terezinha de Rezende, e posteriormente incorporada ao conjunto dos periódicos da PUC Minas, sob responsabilidade do Departamento de Ciências da Religião e do seu Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, INTERAÇÕES realiza, a partir desse volume, algumas importantes atualizações em seu processo editorial.


Consolidamos com o presente número o processo de implantação da Plataforma OJS, versão 3.0, com atualização dos metadados para os idiomas inglês e português nos últimos cinco anos. Dessa forma INTERAÇÕES avança em seu processo de internacionalização, preparando-se para receber, de sua área de atuação, trabalhos da comunidade acadêmica internacional, especialmente a comunidade latino-americana.


No presente número INTERAÇÕES apresenta na sessão Artigos um conjunto destacado de contribuições sobre teologia e política. Além de artigos sobre outras temáticas, bem como Debates e Comunicações e outros relevantes textos para a área.


A equipe editorial deseja aos seus leitores e às suas leitoras que as reflexões aqui propostas ensejem boas reflexões, debates e o avanço dos trabalhos acadêmicos na área Ciências da Religião e Teologia.

v. 14 n. 26 (2019)

Tendo concluído a implantação da versão 3.0 da Plataforma OJS no Portal de Periódicos da PUC Minas, INTERAÇÕES implementou algumas alterações em sua política editorial e está trabalhando para ampliar a sua presença em indexadores internacionais.


Neste número encontram-se três eixos temáticos: publicações religiosas, educação, religião e diálogo e, por fim, teologia pastoral e mística.


O presente número começa com artigos que versam, a partir de distintas perspectivas de análise a influência de publicações de cunho religioso no interior de suas comunidades. Em seguida INTERAÇÕES traz reflexões sobre o papel das religiões e da educação nos processos que visam o estabelecimento de uma cultura de paz, de diálogo, de respeito e de tolerância, aspectos imprescindíveis defendidos pelos estudos e práticas relativas ao tema do pluralismo e do diálogo inter-religioso. E por fim traz artigos que abordam as práticas religiosas, seja no campo da pastoral, seja no campo da experiência mística ou contemplativa. 


Em nome do Conselho Editorial de Interações agradecemos a leitura e esperamos que os artigos se tornem fonte para novas pesquisas e que, nesse sentido, colaborem para a consolidação da área de estudos nas disciplinas Ciências da Religião e Teologia em nosso país.

Pentecostalismo e política
v. 14 n. 25 (2019)

Entrar em contato com a temática desse número sobre Pentecostalismo e política corresponde a dizer que o pentecostalismo, nos últimos anos, passou a ocupar um lugar de destaque nas pesquisas acadêmicas.  Apresentamos, nesse número, importantes reflexões elaboradas sobre essa realidade através dos trabalhos enviados por articulistas de distintas áreas de pesquisa no campo dos estudos da religião. Agradecemos o esforço realizado tanto pelos autores e autoras quanto pelos colegas pareceristas. Esse trabalho nos rendeu uma rica experiência de intercâmbio com os diversos pesquisadores e pesquisadoras sobre o tema do pentecostalismo e sua relação com a política.


Os autores e autoras trouxeram, no conteúdo de cada um dos textos, a discussão ampliada sobre a realidade do tema pentecostalismo e política, não somente com dados quantitativos, mas ponderando, qualitativamente, as conclusões correlatas ao fenômeno. As produções científicas elencadas apresentam questões provocadoras sobre o pentecostalismo, em seu início marginalizado, e, atualmente, considerado como uma realidade cada vez mais dinâmica, complexa, repleta de determinações e que nos interpela com demandas cada vez mais ousadas, dentro do espaço público.

Teologia: epistemologias
v. 13 n. 24 (2018)

Dossiê: Teopoética
v. 11 n. 19 (2016)