Sobre a Revista
Políticas Editoriais
- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Garantindo a avaliação cega por Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Ficha Catalográfica
- DOI - Digital Object Identifier
- Licença Creative Common 4.0 International (CC BY)
- Histórico da Revista
- Ficha de avaliação
- Código de ética e boas práticas editoriais
- Política de Plágio
- Política de Retratação
- Fluxograma do Processo Editorial
Foco e Escopo
INTERAÇÕES é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas, tem por missão a difusão de estudos relativos à área de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins aos estudos da religião.
Objetivos:
- Ser instrumento de debate interdisciplinar entre pesquisadores/as nacionais e internacionais da área de Ciências da Religião e Teologia, visando socializar os conhecimentos adquiridos e contribuir para a consolidação desse campo de estudos da religião.
- Divulgar, preservando o rigor e a qualidade, a produção intelectual de pesquisadores/as, docentes e discentes de pós-graduação da área e áreas afins.
- Estimular, promover e contribuir com o desenvolvimento do intercâmbio da produção científica da área de Ciências da Religião e Teologia no âmbito nacional e internacional.
Público-alvo:
INTERAÇÕES é um periódico científico de natureza interdisciplinar e tem como público-alvo pesquisadores/as, docentes e discentes de pós-graduação da área de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins ao campo de estudos da religião.
Idiomas:
INTERAÇÕES acolhe contribuições em português, espanhol, francês, italiano e inglês.
Subáreas de conhecimento:
INTERAÇÕES publica trabalhos das disciplinas Ciências da Religião e Teologia os quais devem estar identificados dentre uma das subáreas de conhecimento, a saber: Epistemologia das Ciências da Religião; Ciência da Religião Aplicada; Ciências da linguagem religiosa; Ciências Empíricas da Religião; História das teologias e religiões; Teologia prática; Teologia fundamental-sistemática; Ciências da linguagem religiosa; Tradições e escrituras sagradas.
As palavras-chave devem incluir, necessariamente, a disciplina básica (Ciências da Religião ou Teologia) e umas das subáreas do conhecimento acima descritas. Para identificar os temas correlatos, os autores/as podem acessar o Documento da Área 44 (2025-2028) da Capes.
INTERAÇÕES publica trabalhos do tipo pesquisa teórica, pesquisa aplicada, pesquisa de campo, pesquisa documental, entrevista, pesquisa histórica, revisão de literatura, pesquisa empírica de campo, análise de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa fenomenológica, etc.
Políticas de Seção
Artigos
Submissões abertas |
Indexado |
Avaliado pelos pares |
Debates e Comunicações
Submissões abertas |
Indexado |
Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas |
Indexado |
Avaliado pelos pares |
Editorial
Submissões abertas |
Indexado |
Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação por Pares
Na política de avaliação da INTERAÇÕES, autores e autoras serão comunicados do recebimento de sua colaboração no prazo de até 15 dias.
Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelos editores e editoras da revista.
Serão avaliados, em até 30 dias, o atendimento a todas as condições de submissão, a veracidade dos dados de autoria e coautoria, a existência de plágio ou autoplágio utilizando-se de ferramentas de busca especializadas e a verificação de originalidade e ineditismo da publicação. Para conhecer as condições de submissão acesse: Diretrizes para Autores/as.
Se seguirem as normas da revista, os trabalhos submetidos serão encaminhados à avaliação de dois ou mais membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad hoc, com reconhecida competência na área de conhecimento, com garantia de sigilo e anonimato tanto da autoria quanto da pessoa que redigiu o parecer (double-blind review).
O prazo para a resposta final a autores e autoras do trabalho submetido à avaliação é de até 30 dias, contados a partir do encerramento do processo de avaliação por pares.
Autores e autoras receberão a decisão de publicação ou não de seus textos e, se for o caso, a data provável de publicação. Cada volume da INTERAÇÕES terá o mínimo de 18 e o máximo de 20 trabalhos.
Os pareceres serão referendados pelo Conselho Editorial e comunicados imediatamente a autores e autoras.
Em caso de controvérsia, quando pareceristas divergirem sobre a decisão final, será solicitada uma terceira avaliação cega, cabendo ao Conselho Editorial a decisão pelo resultado final.
As propostas aprovadas com restrições pontuais serão encaminhadas novamente a autores e autoras para reformulação. O encaminhamento da versão modificada deverá ser feito no prazo máximo de 15 dias após o recebimento da notificação. Em sua resposta, autores e autoras deverão esclarecer as modificações feitas e justificar as que não julgarem pertinentes. As alterações no manucrsito deverão estar marcadas em vermelho. Caso as modificações não atendam às solicitações feitas pelos pareceres, a Comissão Editorial reserva-se o direito de recusar a nova versão do manuscrito.
Se o texto for aceito para publicação, a revista concede-se o direito de fazer ajustes de formatação e de editoração para viabilizar a publicação final.
Autores e autoras que tiverem seu trabalho aceito para publicação deverão conceder, quando solicitado, mediante formulário de submissão da revista, autorização da publicação da versão final editada pela INTERAÇÕES.
Os textos recusados poderão ser reapresentados após uma reformulação substancial, conforme indicações dos pareceres, no prazo posterior mínimo de 90 dias. Nesse caso, poderão ser novamente encaminhados aos mesmos pareceristas que os avaliaram anteriormente.
INTERAÇÕES procura ter como procedimento padrão fazer a melhor edição e preparação dos textos aceitos, reservando-se o direito de entrar novamente em contato com autores e autoras para resolver dúvidas e apresentar sugestões, visando maior clareza e coerência na exposição das ideias, sempre que julgar necessário. Modificações de estrutura ou conteúdo só serão incorporadas mediante concordância de autores e autoras.
Os prazos acima mencionados estão sujeitos à disponibilidade da consultoria ad hoc.
Garantindo a avaliação cega por pares
Para garantir a integridade da avaliação cega por pares na submissão de arquivos à INTERAÇÕES, todo esforço deve ser feito para evitar que a identidade da pessoa autora ou avaliadora seja conhecida ou reconhecida.
Ao carregar um documento (word ou pdf) verifique se as seguintes medidas foram tomadas:
- Não insira seu nome após o título do arquivo e não insira nota de rodapé com a sua identificação. Esses dados, de acordo com o modelo de biografia fornecido pela INTERAÇÕES, devem ser inseridos no sistema como documento suplementar e também devem estar nos metadados da submissão.
- Caso seja feita autocitação, substitua o sobrenome pelo termo Autor/a, seguido do ano. Exemplo: (Autor, 2023), para citações indiretas ou (Autor, 2023, p. 25-26), para citações diretas. Faça o mesmo nas Referências, sem identificar o trabalho.
- Apague os dados de autoria nas propriedades do arquivo.
- No word, clique em Arquivo > informações > inspecionar documento > inspecionar > remover tudo em [propriedades do documento e informações pessoais] > fechar > salvar.
- No Mac, acesse > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.
- Nos arquivos em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
Observação: Avaliadoras e avaliadores devem observar o mesmo procedimento do item 3, acima, quando postarem arquivos com anotações e comentários.
Periodicidade
A revista INTERAÇÕES publica seus artigos em regime de fluxo contínuo, com período de fechamento semestral, compreendido entre janeiro-junho e julho-dezembro.
Política de Acesso Livre
INTERAÇÕES oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista não solicita pagamento de taxas para submissão nem para publicação.
Arquivamento
INTERAÇÕES utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Ficha Catalográfica
Elaborada pela Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
|
I61 Interações - v. 1, n. 1 (2016-). – Belo Horizonte: PUC Minas, 2013- .
Semestral ISSN 1809-8479 - versão impressa ISSN 1983-2478 - versão eletrônica Nota: Anteriormente editada pela Universidade Católica de Uberlândia (v. 1, n. 1, 2006-v.8, n. 13, 2013) 1. Teologia - Periódicos. I. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências da Religião. CDU: 2(05) |
DOI - Digital Object Identifier
O número DOI da INTERAÇÕES é http://dx.doi.org/10.5752/P.1983-2478, sendo que o prefixo é 10.5752.
O número DOI dos artigos da INTERAÇÕES foi definido da seguinte forma:
Prefixo, ISSN da versão eletrônica, ano, volume, número da publicação, e-location ID.
O e-Location ID é composto da seguinte forma:
numeral relativo ao volume + numeral relativo ao número + letra inicial da sessão (apresentação, editorial, dossiê, temática livre, comunicações e debates, resenha ou nominata) + numeral relativo ao número de ordem do artigo.
Ex: (10.5752/P.1983-2478.2019v14n25e181d01).
Licença Creative Common 4.0 International (CC BY)
INTERAÇÕES adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0), ficando desta forma expressa a permissão para compartilhamento e adaptação do material, mesmo para fins comerciais, desde que seja citada a fonte.

Histórico da Revista
INTERAÇÕES é uma publicação semestral do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A partir de 2023, passou a ser publicada em fluxo contínuo.
Fundada em 2006, a revista esteve inicialmente a cargo da Faculdade Católica de Uberlândia (v. 1, n. 1, 2006 - v. 8, n. 13, 2013) sob o nome de Interações: Cultura e Comunidade. O periódico já foi publicado nas versões impressa e eletrônica até 2012, passando a ter apenas versão eletrônica a partir de 2013.
Com a incorporação da Faculdade Católica de Uberlândia pela Sociedade Mineira de Cultura (SMC), mantenedora da PUC Minas, o periódico Interações: Cultura e Comunidade passou a integrar o Portal de Periódicos da PUC Minas e teve seu nome alterado para INTERAÇÕES, estando desde 2013 (v. 8, n. 14) sob responsabilidade editorial do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas.
Em seu corpo editorial, a publicação conta com um editor-gerente, que é docente-pesquisador do PPGCR/PUC Minas, e com editores e editoras associados, sendo estes discentes do Curso de Doutorado em Ciências da Religião, em estágio de docência. Entre os membros de seu corpo consultivo, INTERAÇÕES conta com pesquisadores e pesquisadoras do vasto campo de estudos da religião no país e no exterior.
A revista está indexada em agências nacionais e internacionais e também está presente nos indexadores: REDALYC, LATINDEX, DOAJ (Directory of Open Acess Journals), ERIHPLUS; nos repositórios e bases de dados nacionais: Portal de Periódicos da CAPES, Sumários.org, Revistas de Acesso Livre, Periódicos de Minas, Diadorim; e nos repositórios de dados Internacionais: AMELICA, Elektronische Zeitschriftenbibliothek, WorldCat, REDIB, PKP (Public Knowledge Project)/Open Archives Harvester. Está registrada também no sistema DOI e é signatária do DORA (The Declaration on Research Assessment).
O periódico foi avaliado como Qualis CAPES A1 na avaliação quadrienal 2021-2024. A publicação colabora, desta forma, com a consolidação de sua área de conhecimento ao receber a produção bibliográfica e técnica de docentes, discentes, mestres/as e doutores/as, individualmente ou em coautoria, da área de Ciências da Religião e Teologia, assim como de áreas e disciplinas afins aos estudos da religião.
Já atuaram como editores-gerentes da Interações a Prof.ª Dr.ª Vani Terezinha de Rezende (2006-2012), o Prof. Dr. Rodrigo Coppe Caldeira (2012-2017) e o Prof. Dr. Flávio Senra (2018-2026).
Em seu histórico, INTERAÇÕES se concentra prioritariamente na área de conhecimento de Ciências da Religião, mas também recebe trabalhos de Teologia, Filosofia da Religião, Ciências Sociais da Religião e áreas afins aos estudos da religião, segundo as sub-áreas da árvore do conhecimento de Ciências da Religião e Teologia, a saber:
- Ciência da religião aplicada;
- Ciências da linguagem religiosa;
- Ciências empíricas da religião;
- Epistemologia das ciências da religião;
- História das teologias e religiões;
- Teologia fundamental-sistemática;
- Teologia prática;
- Tradições e escrituras sagradas.
Cada número da Interações é composto das seguintes seções:
- Artigos (artigos científicos sobre temática livre concernente à área);
- Debates e Comunicações (comunicações científicas, relatórios de pesquisa (versão sintética), entrevistas, ensaios, traduções e relatos de eventos da área);
- Resenhas (revisão crítica de obra publicada na área);
- Editorial.
Ficha de avaliação
FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS ORIGINAIS PARA A REVISTA
Título do artigo:
Informe seu parecer para esta submissão no formulário abaixo.
1. O tema do artigo é atual e relevante para a INTERAÇÕES?
( ) Sim ( ) Não
2. O artigo contém ideias novas e originais?
( ) Sim ( ) Não
3. As interpretações e as conclusões são justificadas com dados e são consistentes com os objetivos?
( ) Sim ( ) Não
4. O artigo traz material coerente e confiável no que tange ao manejo de conceitos, teorias, dados e procedimentos?
( ) Sim ( ) Não
5. O título reflete claramente o conteúdo?
( ) Totalmente ( ) Muito bem ( ) Pouco ( ) Nada
6. O resumo traz informações suficientes e claras sobre o conteúdo do artigo?
( ) Totalmente ( ) Muito bem ( ) Pouco ( ) Nada
7. As palavras-chave são adequadas?
( ) Totalmente ( ) Muito bem ( ) Pouco ( ) Nada
8. Correções propostas e/ou comentários do avaliador/a.
Código de ética e boas práticas editoriais
INTERAÇÕES é um periódico empenhado na manutenção de sua qualidade científica e nos padrões de ética do seu processo editorial. Por essa razão, adota as normas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) contidas no Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, as Normas do Commitee on Publication ethics (COPE) contidas no Code of Conduct and Best Practice Guidelines e os Padrões Internacionais para Editores do SciELO.
INTERAÇÕES considera fundamental a atenção a princípios éticos no processo editorial. Neste, são verificados a originalidade e ineditismo do texto, a existência de plágio e autoplágio, bem como a veracidade dos dados informados e assumidos na submissão.
Dentre os valores éticos, resguardam-se a verdade, coerência e honestidade, a autonomia e a liberdade acadêmicas de autores/as e avaliadores/as. Postula-se o direito e o dever da existência de debate acadêmico sobre avaliações, observações e críticas aos textos.
Todas as pessoas envolvidas no processo editorial devem primar por estrito rigor acadêmico, bem por valores da gentileza, cordialidade e do respeito mútuo.
Os elementos éticos de publicação em INTERAÇÕES estão presentes em Condições para submissão e em Processo de Avaliação pelos Pares. Além disso, a revista expressa sua ética de publicação na Declaração de Direito Autoral e através da Licença Creative Commons.
Para a correção de problemas éticos de artigo científico ou texto publicado, INTERAÇÕES recorre às práticas indicadas em sua Política de Plágio. Para problemas de autoria ou de não originalidade, segue sua Política de Retratação.
RESPONSABILIDADES DE AUTORES E AUTORAS
- Informar os dados corretos de identificação, filiação institucional, ORCID e registro na Plataforma Lattes;
- Informar a instituição financiadora da pesquisa (agências de fomento e/ou IES), quando houver;
- Não falsificar e construir dados, manipular citações, informações ou dados, prezando pelo registro correto dessas informações e fontes;
- Não praticar plágio nem autoplágio bem como não manipular citações com objetivo de promover fator de impacto;
- Assumir postura ética e responsável quanto ao conteúdo apresentado;
- Assegurar ineditismo e originalidade do trabalho;
- Identificar corretamente os dados de autores/as e coautores/as.
- Informar conflitos de interesses, quando houver;
- Manter-se à disposição para corrigir o trabalho segundo orientações dos consultores/as, quando necessário.
RESPONSABILIDADES DE EDITORES/AS E CONSELHEIROS/AS EDITORIAIS
- Assegurar a confidencialidade e sigilo de autores/as e avaliadores/as;
- Assegurar o conteúdo editorial e a qualidade da edição do periódico;
- Assegurar o acesso aberto e gratuito da publicação do conhecimento científico difundido através do periódico;
- Identificar e informar possíveis conflitos de interesses que possam vir a afetar as decisões editoriais, sejam esses de natureza acadêmica, financeira, pessoal ou política;
- Tratar autores/as E avaliadores/as com cordialidade e respeito, prezando em todo o processo pela postura dialógica e academicamente consistente, assegurando uma comunicação clara e objetiva com a comunidade científica;
- Realizar o checklist dos arquivos submetidos, assegurando sua adequação ao foco, escopo e objetivos do periódico;
- Zelar pelo cumprimento dos princípios éticos e científicos relacionados ao periódico.
RESPONSABILIDADES DE PARECERISTAS
- Informar, sempre que necessário, se há conflito de interesses, sejam esses de natureza acadêmica, financeira, pessoal ou política;
- Assegurar a confidencialidade da avaliação, garantindo e efetivando a avaliação cega;
- Proceder na avaliação com estrito rigor acadêmicos, construindo o parecer de modo a orientar o aperfeiçoamento do trabalho mesmo nas situações em que o parecer for pela reprovação do trabalho;
- Atuar de forma voluntária, consciente da importância de sua colaboração para o desenvolvimento científico-acadêmico da área;
- Informar possíveis conflitos de interesses que podem vir a ocorrer no momento de avaliação de um artigo, sejam eles acadêmicos, financeiros, pessoais ou políticos, e declinar da avaliação;
- Não induzir nem favorecer citações que visem beneficiar autores/as, avaliadores/as ou promover aumento de fatores de impacto.
Política de Plágio
Quando houver a devida comprovação de publicação com significativa duplicação ou redundância, pelo Editor e/ou parecerista que avaliou o artigo, autores e autoras serão solicitados a dar esclarecimentos. Caso houver culpa e/ou erro não intencionado, devido à falta de clareza das instruções a autores e autoras, ou inexperiência destes/as, o artigo será recusado com a devida explicação da postura da revista e do comportamento esperado no futuro. Se não houver resposta por parte dos autores, o Editor entrará em contato com a instituição de origem dos autores, informando seus superiores e/ou responsáveis sobre a solução tomada pela equipe editorial. Pareceristas também serão notificados da solução. Em caso de menor importância de similaridade, os autores serão solicitados a referenciar as obras originais ou eliminar a similaridade para que se possa dar prosseguimento da avaliação.
Política de Retratação
A norma da INTERAÇÕES quanto à retratação se constitui na apresentação do texto de retratação pelos responsáveis, com seus motivos e, em seguida, o texto original completo, mantendo-se a mesma distribuição das páginas e, no sumário, o título com a expressão “[Artigo Retratado]”. O PDF do artigo terá marcas em segundo plano com a expressão “Artigo retratado”. Esse processo envolve a equipe de editores e a Comissão Editorial, assim como a chancela de pelo menos três membros do Conselho Editorial.
Fluxograma do Processo Editorial

Submissões abertas
Avaliado pelos pares