QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p230

Main Article Content

Elisa Rodrigues

Resumo

Este artigo pretende apresentar brevemente algumas questões relativas à formação da área de Ciência da Religião no Brasil e assinalar em que sentido essa construção tem implicações positivas para a reflexão sobre a oferta do Ensino Religioso na escola pública brasileira (laica). A metodologia apontada, a fenomenologia, na condição de abordagem descritiva e analítica é proposta como meio de abordar as tradições atuantes no campo religioso brasileiro, a fim de assegurar pela promoção do conhecimento reflexivo, uma formação aos jovens cidadãos, de fato, crítica e para a autonomia, conforme orienta a Constituição do Brasil (1988).

 

Article Details

Como Citar
RODRIGUES, E. QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p230. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 230-241, 20 dez. 2013.
Seção
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
Biografia do Autor

Elisa Rodrigues, Dept. de Ciência da Religião (Graduação e Pós), UFJF

Professora do Departamento de Ciência da Religião (Licenciatura e Pós-Graduação), no Instituo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Graduada em Sociologia e Política (FESPSP) e, Teologia, com Especialização em Ensino Religioso (FTBSP). Mestre e Doutora em Ciências da Religião (UMESP). Desenvolve atualmente o segundo doutorado na área de Ciências Sociais, linha Cultura e Política (UNICAMP). Pesquisa temas relacionados à religião, especialmente, Ciência da Religião (Epistemologia e Educação), (Neo)Pentecostalismos, Religião e Espaço Público, Secularismo, Religião-identidade-cultura e, Hermenêutica de Textos Sagrados (Cristianismos das Origens).