Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar influências dos genitores no processo
de escolha profissional de jovens pertencentes a classes socioeconômicas
desfavorecidas. Para tanto, 200 alunos das três séries do ensino médio
responderam coletivamente a um questionário que continha questões
abertas e fechadas. Os estudantes eram de ambos os sexos e frequentavam
duas escolas públicas localizadas no interior do Rio Grande do Sul. As
informações das questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo
temática, e os dados das questões fechadas, a análises estatísticas descritivas.
Os resultados mostraram que a maioria dos participantes não acredita ter
sofrido influência de alguém para escolher o curso técnico ou de graduação.
Entre os estudantes que identificaram interferência de terceiros na escolha
profissional, os genitores foram os mais citados. Conclui-se que a opinião
dos pais sobre o mundo do trabalho transmite valores que são considerados
pelos jovens no estabelecimento de seus planos futuros.
Downloads
Copyright (c) 2016 Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa, Clarissa Tochetto de Oliveira, Anelise Schaurich dos Santos, Ana Cristina Garcia Dias

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.