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CONFIRA AQUI AS NOSSAS CHAMADAS DE TRABALHOS ABERTAS E DEMAIS NOTÍCIAS.

Chamada de trabalhos: Revista Scripta - Tema: Antonio Candido - professor, crítico e político. Vol. 23 – Nº 49. PUC Minas – Brasil

 

Temática: Antonio Candido - professor, crítico e político

Pretende-se, com este número da Revista SCRIPTA, publicar textos que, para além de homenagear o professor e crítico literário Antonio Candido, divulguem sua trajetória de sujeito exemplar tanto em relação ao trabalho que realizou quanto em relação às ideias que defendeu e sobre as quais nos faz refletir.  Para tanto, a publicação  está planejada para  ser dividida em três eixos de abordagem  - o Professor/ o Crítico/ o Político. Como essa  tripartição  pretendida implica, certamente, uma interpenetração entre as três atividades de dedicação de Antonio Candido, os textos enviados devem conter a opção do(a) autor(a) proponente  em relação à abordagem que objetivou.    

 
Publicado: 2018-10-31 Mais...
 

Chamada de trabalhos - Linguística: Chamada para Revista Scripta. Tema: Formar pela escrita e para a escrita – olhares sobre a formação docente - Vol. 23 – Nº 48

 

Formar pela escrita e para a escrita – olhares sobre a formação docente

A questão da escrita na formação universitária tem sido bem explorada há alguns anos: que gêneros são praticados? Quais são as dificuldades dos estudantes? Com que propósito se escreve e o que isso contribui para a formação? Quais dispositivos didáticos propor para promover o desenvolvimento das habilidades de escrita dos graduandos, para trabalhar sua relação com a escrita e para melhorar a apropriação dos conhecimentos por meio da escrita, visando à construção profissional, de modo a torná-los conscientes da função essencial da escrita nas disciplinas acadêmicas e no mundo profissional?

Neste número da Revista Scripta, focalizaremos a formação de professores. Para este público, as mesmas questões se colocam quanto às formas e funções da escrita na formação universitária em geral, e, particularmente, em relação à dimensão profissionalizante da formação universitária. No entanto, outro desafio surge: os futuros professores deverão ensinar os seus alunos a escrever.

Focalizaremos prioritariamente os professores de língua e literatura, mas também os professores não especialistas no ensino de línguas, além dos professores de todas as disciplinas que são levados a praticar a escrita em suas aulas (história, geografia, artes, ciências, etc.). Sabemos que a escrita desempenha um papel fundamental em todas as disciplinas e na apropriação pelos alunos dos conhecimentos e do saber fazer, em todos os níveis de escolaridade. Sabemos também que a escrita oferece dificuldades para os professores, que nem sempre sabem o que fazer dos escritos de seus alunos nem como levar seus alunos a escrever.

 
Publicado: 2018-08-03 Mais...