Avaliação por Pares Cega

Todos os trabalhos são submetidos, primeiramente, ao check-list dos critérios da revista e depois à apreciação de membro da Comissão Editorial em pré-avaliação. Os artigos aprovados para o Dossiê Temático são encaminhados a dois (2) avaliadores do Conselho Editorial ou ad hoc para parecer (sistema de duplo cego ou Double Blind Review), tomando-se como critério que sejam pesquisadores experientes na área e também tenham boa produção acadêmica.

Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

1. Os autores do documento tenham excluído do texto nomes que os identifiquem.

2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Para os textos submetidos a outras Seções (Resenhas, Entrevistas e Seção Livre), além da pré-avaliação e da avaliação do Conselho Editorial, se aprovados, são também encaminhados a dois (2) avaliadores. Todos os cuidados para assegurar a integridade da avaliação cega por pares devem ser seguidos, conforme já especificado acima.