Chamada para publicação - Semana de 22: literatura e outras mídias - v. 26, nº 58. 3º Quadrimestre/2022

06-12-2021

Manifestação da mentalidade modernista, a Semana de Arte de 1922, que completa 100 anos, constituiu-se a partir da experimentação em artes diversas como a literatura, teatro, pintura, escultura e música. Vistas à luz de noções caras aos estudos literários e comunicacionais contemporâneos, essas formas ou “expressões de artes distintas”, como divulgaram os jornais da época, travam suas próprias relações intermidiáticas por meio de referências e combinações. Do mesmo modo, como já demonstraram estudos acerca do horizonte técnico do início do século 20, o diálogo entre literatura e dispositivos maquínicos atravessaram as fabulações modernistas, em conversação com o instantâneo, a velocidade e a imagem em movimento da arte cinematográfica em emergência. Nas palavras de Oswald de Andrade, “o século contemporâneo do cinema, do telégrafo sem fio, das travessias aéreas intercontinentais, exig[ia] uma maneira nova de expressão estética – talvez ainda eivada de absurdos aparentes, chocantes, rascante, brutal portadora de germens esplêndidos para uma primavera”.[1]Esses aspectos artísticos e programáticos tiveram, em outra mídia, a revista, uma materialidade propícia à criação e divulgação do movimento. Obras e ideias-manifesto do período, notadamente as referentes à antropofagia cultural, têm sido transpostas e apropriadas, desde então, por movimentos cinematográficos, teatrais, musicais e nas artes plásticas.  São, portanto, inúmeras as associações possíveis, derivadas da Semana de 22, entre literatura e outras mídias. Este dossiê propõe investigar essas relações, com ênfase nos seguintes tópicos, mas não somente:

  • a literatura modernista e a relação com o horizonte técnico do período;
  • as adaptações cinematográficas de obras literárias do modernismo brasileiro e seu diálogo com os eixos de pensamento do movimento;
  • leituras que abordem o caráter intermidiático da Semana de 22;
  • a antropofagia em 22 e depois, revisitada nas artes  e na  cultura midiática.
  • as revistas modernistas: produção artística e programas estéticos;
  • narrativas do jornalismo e do documentário sobre a semana de 22;
  • a semana de 22 e a crítica.

Organizadores

Márcia Marques de Morais (PUC Minas)

Marcio Serelle (PUC Minas)

Vera Lúcia Follain de Figueiredo (PUC Rio)

 

Informações importantes

1) Para acessar a revista: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta

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4) O texto deve ser submetido nas seções artigo,  resenha ou entrevista, conforme o caso. Inserir mensagem ao editor: texto enviado para a revista v. 26 n. 58.

4)     Idiomas: português, espanhol, francês, inglês.

5)     Previsão de publicação: Dezembro de 2022.

 

[1] ANDRADE, Oswald de. O triunfo de uma revolução. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia (Org.) 22 por 22: a Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos. São Paulo: Edusp, 2000. p.