José Saramago, autor de Ricardo Reis

  • Silvana Maria Pessôa de Oliveira UFMG
Palavras-chave: O ano da morte de Ricardo Reis, Ricardo Reis, José Saramago,

Resumo

Ficção da ficção, O ano da morte de Ricardo Reis é um texto que se constrói a partir de um emaranhado de citações. Encenação da encenação, em que se expõem os jogos da enunciação e diversificam-se discursos que, ao sublinhar o caráter de representação da representação do texto, garantem o poder da ficção através do qual o mundo reinventado mostra-se à maneira de um intrincado jogo de xadrez. A interface dessa narrativa com outros textos dá origem a uma rede que se ramifica, aberta a novos cruzamentos, outras apropriações. Essa troca simbólica coloca em relevo a tradição cultural portuguesa - e universal - através da figura heteronímica de Ricardo Reis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, Jorge Luís. Ficção. Trad. Carlos Nejar. São Paulo: Globo, 1995.

HELDER, Herberto. A máquina de emaranhar imagens. Lisboa: Portugália, 1975.

MIRANDA, Wander Melo. Notas sobre literatura na pós-modernidade. Boletim do Centro de Estudos Portugueses, Belo Horizonte, v. 14, n. 17, p. 106-111, jan./jun. 1994.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1982.

PESSOA, Fernando. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguillar, 1995.

PLIGIA, Ricardo. Memória y tradicíon. In: CONGRESSO ABRALIC, 2. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 19. p. 60-66.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

SEIXO, Maria Alzira. Alteridade e auto-referencialidade no romance português de hoje; a propósito das obras de M. Cláudio, J. Saramago e Maria Gabriela Llansol. In: SEIXO, Maria Alzira. A palavra no romance. Lisboa: Horizonte, 1986. p. 21-27.

Publicado
21-03-1997
Como Citar
de Oliveira, S. M. P. (1997). José Saramago, autor de Ricardo Reis. Scripta, 1(1), 144-149. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10150
Seção
Parte 1 - Diversa