Castro Alves e a construção do "Quinto império" brasileiro: república imaginária/nação literária
Resumo
O presente artigo procura fazer uma releitura da poética e da imagem autoral de Castro Alves, reavaliando o discurso canônico que sempre se fez e ainda se faz do "poeta dos escravos". Desauratizar a obra e a figura do autor não significa reduzi-los e desprestigiá-los, mas revisitá-los, observando-os dentro do contexto histórico, político e cultural em que estão inseridos. É esse o caminho percorrido nesse texto que tem a intenção de analisar Castro Alves e o seu desejo de construir uma nação republicana através da poesia.
Downloads
Referências
ALVES, CASTRO. Grandes poetas românticos do Brasil. São Paulo: Discubra, 1971. v. 2.
AMADO, Jorge. ABC de Castro Alves. 13. ed. São Paulo. Martins, 1989.
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 7. ed. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993. Poesia e oratória em Castro Alves, v. 2.
ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985. v. 3.
BHABHA, Homi K. Nation and narration. London, New York: Rotledge, 1990. (Tradução parcial realizada pelos Cadernos CESPUC, v. 1).
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 7. ed. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: 1993. Poesia e oratória em Castro Alves, v. 2.
CARVALHO, José Murilo de. Brasil; nações imaginadas. Antropolítica. Niterói, v. 1, p. 7-26, jan./jun. 1995.
CASTELLO, José Aderaldo. A polêmica sobre a Confederação dos Tamoios. São Paulo: FFCL/USP, 1996.
HOBSBAWM, Eric K. Nação e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
HOBSBAWM, Eric J. Introdução; a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Org.). A invenção das tradições. Trad. Celina Cardim Cavalcante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
LOBO, Luiza. Teorias poéticas do romantismo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
PEIXOTO, Afrânio. Castro Alves, o poeta e o poema.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".