As relações brasileiras de Almeida Garrett

  • Carlos d'Alge UFC
Palavras-chave: Almeida Garrett, As relações brasileiras de Almeida Garrett,

Resumo

Ao examinar o espólio literário de Almeida Garrett, guardado na Biblioteca da Universidade de Coimbra, encontramos documentos que comprovam as ligações do escritor com o Brasil. Entre estes documentos destacam-se os textos, poéticos ou em prosa de ficção, e notas de Garrett sobre temas brasileiros. Daí nasceu a pesquisa que tem o título de As relações brasileiras de Almeida Garrett. Nesta pesquisa, que deu ensejo a uma tese de Livre-Docência, estudamos a elaboração do Romanceiro, a sua gênese e o papel que nela representou uma ligação brasileira de Garrett; a ode O Brasil Liberto, favorável à nossa independência; a crítica à iniciante literatura brasileira no Bosquejo da históriada poesia em língua portuguesa; a denúncia contra o colonialismo na história indígena Komurahy; o romance inacabado Helena, ambientadona Bahia; as crônicas com o título de O brasileiro em Lisboa. Assinalamos,finalmente, que as relações brasileiras de Garrett não se limitaramà sua vida familiar, política e social. Elas transcendem o meramenteafetivo e constituem, a par da simpatia pela literatura brasileira,uma defesa do novo espírito que presidiu os movimentos políticos em torno da independência dos países americanos, pondo a nu alguns malefícios da colonização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Francisco Gomes de. Garrett memórias biográphicas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1884. 3v.

DENIS, Ferdinand Jean. Résumé de l'histoire littéraire du Portugal: suivi du résumé de l'histoire littéraire du Brésil. Paris: Lecointe et Durey Librairies, 1826.

DENIS, Ferdinand Jean. Scénes de la nature sous les tropiques, et de leur influence sur la poésie, suives de Camoens e José Indio. Paris: Chez Louis Jan et Librairie, 1824.

DEN IS, Ferdinand Jean. Resumo da história literária do Brasil. Porto Alegre: Livraria Lima, 1968.

DIAS, Augusto da Costa. Introdução à edição d'O Roubo das Sabinas. Lisboa: Portugal ia, 1968. O jovem Garrett. (Poemas Libertinos, I).

FIGUEIREDO, Fidclino de. Um século de relações luso-brasileiras (1825-1925). Revista de História, Lisboa , 1925. p. 168-188.

GARRETT, Almeida. Komurahy: história brasileira. Revista do Livro, Rio de Janeiro, v. l, n. 1-2, 1956.

GARRETT, Almeida. O brasileiro em Lisboa. A Ilustração, Lisboa, v. l, n. 4, 1845. p. 53-54.

GARRETT, Almeida. Obras completas. Porto: Lello & Irmão, 1963.

LIMA, H enrique de Campos Ferreira. Inventário do espólio literário de Garrett. Coimbra: Publicações da Biblioteca da Universidade de Coimbra, 1948.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

MONTEIRO, Ofélia Milh eiros Caldas Paiva. A formação de Almeida Garrett: experiência e criação. Coimbra: Centro de Estudos Românicos, 1971.

OLIVEIRA, José Osório de. Um Garrett brasileiro: influência do Brasil em Portuga l. Revista do Livro, Rio de Janeiro, v. 1, n. l-2, 1956.

Publicado
08-10-1999
Como Citar
d’Alge, C. (1999). As relações brasileiras de Almeida Garrett. Scripta, 3(5), 34-45. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10294
Seção
Parte 1 - Dossiê Almeida Garrett