Olhar e significação em Dom Casmurro

  • Juracy I. A Saraiva UFRJ
Palavras-chave: Dom Casmurro, Machado de Assis, olhar e significação,

Resumo

O leitor de Dom Casmurro é capturado pelos efeitos de visualidade que o texto instala, mas, simultaneamente, é solicitado a manter o necessário distanciamento crítico para avaliar esse envolvimento sensorial, que resulta das escolhas formais do autor. O processo enunciativo do texto - ora constituído sob o ângulo de Dom Casmurro, ora de Bento Santiago - manifesta-se por um duplo processo de ocularização, sendo possível afirmar que a recorrência ao olhar deixa de ter uma função meramente descritiva para ser responsável pela organização das significações da narrativa. O ato perceptivo do olhar atua na estruturação das personagens, contribui para a natureza mimética do relato, sendo, igualmente, responsável pela concepção epistemológica do texto. Conseqüentemente, a metáfora "olhos de ressaca" recobre a força avassaladora do amor e do ciúme e a da própria narrativa que arrasta o leitor para seu centro, enquanto desvela o processo de produção e de recepção da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Machado. Obra Completa . Org. de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 807-944: Dom Casmurro. v. I.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1988. p. 65-87.

BUESCU, Helena Carvalhão. Incidências do olhar: percepção e representação. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.

GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa . Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega, [19--].

RICOUER, Paul. Tempo e narrativa. Tomo Il. São Paulo: Papirus, 1995.

STAROBINSKI, Jean. Le style de l'autobiographie. Poétique. n. 3, 1970. p. 257-265.

USPENSKY, Boris. A poética da composição: estrutura do texto artístico e tipologia das formas com positivas. Trad. Marta H . Kirst e Maria da Glória Bordini. Porto Alegre, 1981 (mimeo).

Publicado
22-03-2000
Como Citar
Saraiva, J. I. A. (2000). Olhar e significação em Dom Casmurro. Scripta, 3(6), 111-122. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10352
Seção
Dossiê: Machado de Assis