O famigerado

  • José Miguel Wisnik

Resumo

O conto “Famigerado”, de Primeiras estórias, permite considerar as pectos da violência na obra de Guimarães Rosa, tal como se configuram no momento em que o jaguncismo, inseparável do mandonismo sertanejo tradicional, sofre mudanças ligadas à urbanização e à modernização, indicadas pelo conjunto do livro. A regra sertaneja da aliança e da vingança, e a inconsistência da lei no sertão, e no Brasil, dão lugar a uma rede de ambivalências condensada no duplo sentido antitético da palavra “famigerado”. Relações com Sagarana, Grande sertão e Corpo de baile sugerem que a violência fundante, no Brasil, que persiste através das mudanças modernizantes, transparece na obra rosiana como um karma desafiando a sua superação.



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Publicado
21-03-2002
Como Citar
Wisnik, J. M. (2002). O famigerado. Scripta, 5(10), 177-198. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12394

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