Nivelando "por cima" as variedades do francês canadense linguístico
Resumo
Neste artigo são examinados os conceitos lingüísticos mobilizados num curso de recuperação em francês, regularmente oferecido por uma faculdade canadense ligada aos movimentos de afirmação da francofonia no país e à formação bilíngüe. O objetivo é verificar como se produz, nas práticas pedagógicas e no discurso dos participantes, a configuração de uma certa ordem sociopolítica que atribui às variedades minoritárias faladas na província de Ontário, onde se situa a faculdade focalizada, a condição de língua não legítima, e aos francófonos da mesma região a condição de inaptos para a recuperação lingüística, nos termos do projeto institucional de ensino de uma língua de qualidade.
Downloads
Referências
AUROUX, S. La logique des idées. Montréal/Paris: Bellarmin/Vrin, 1993.
BLOMMAERT, J.; VERSCHUEREN, J. The role of language in european nationalist ideologies. Pragmatics, v. 2, n. 3, p. 355-375, 1992.
BOUTHILLIER, G.; MEYNAUD, J. Le choc des langues au Québec, 1760-1970. Montréal: Les Presses de l’Université du Québec, 1972.
CAJOLET-LAGANIÈRE, H.; MARTEL, P. La qualité de la langue au Québec. Québec: Institut Québécois de Recherche sur la Culture, 1995.
DOR, G. Anna braillé ène shot (Elle a beaucoup pleuré); essai sur le langage parlé des québécois. Outrement, Québec: Lancôt Editeur, 1996.
ERICKSON, F.; SCHULTZ, J. The counselor as gatekeeper. New York: Academic Press, 1982.
FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.
FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. Petrópolis: Vozes, 1975.
GRAFF, Harvey J. The legacies of literacy: continuities and contradictions in western society and culture. In: CASTELL, Suzanne et al. (Ed.). Literacy, society, and schooling. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. p. 61-86.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. London: The Falmer Press, 1990.
GUMPERZ, J. Language and social identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
HARRIS, S. Pragmatics and power. Journal of Pragmatics, n. 23, p. 117-135, 1995.
HELLER, M. Speech economy and social selection in educational contexts: a Franco-Ontarian case study. Discourse Processes, n. 12, p. 377-390, 1989.
HELLER, M. Crosswords: language, education and ethnicity in French Ontario. Berlin: Mouton de Gruyter, 1994.
HELLER, M. Language choice, social institutions, and symbolic domination. Language & Society, n. 24, p. 373-405, 1995.
HELLER, M. Legitimate language in a multilingual school. Linguistics and Education, n. 8, p. 139-157, 1996.
HELLER, M.; BARKER, G. Conversational strategies and contexts for talk: learning activities for franco-ontarian minority schools. Anthropology and Education Quarterly, v. 19, n. 1, p. 20-47, 1988.
HIGONNET, P. The politics of linguistic terrorism and grammatical hegemony during the French Revolution. Social Theory, n. 5, p. 41-69, 1980.
LAFOREST, M. Etats d’ame, états de langue; essai sur le français parlé au Québec. Québec: Nuit Blanche Editeur, 1997.
MERTZ, E. Linguistic ideology and praxis in U.S. law school classrooms. Pragmatics, v. 2, n. 3, p. 325-334, 1992.
MEY, J. L. Poet and peasant. Journal of Pragmatics, n. 11, p. 281-197, 1987.
MOUGEON, R.; HELLER, M. The social and historical context of minority french language education in Ontario. Journal of Multilingual and Multicultural Development, v. 7, n. 2 e 3, p. 199-227, 1986.
SIGNORINI, I. Literacy and legitimacy: Unschooled councilmen in legislative sessions. Journal of Pragmatics, n. 29, p. 373-391, 1998.
SIGNORINI, I. Construindo com a escrita ‘outras cenas de fala’. In: SIGNORINI, I.. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 97-134.
SILVERSTEIN, M. The uses and utility of ideology: some reflections. Pragmatics, v. 2, n. 3, p. 311-323, 1992.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SWIGGERS, P. Ideology and the “clarity” of French. In: JOSEPH, J.; TAYLOR, T. (Ed.).
Ideologies of language. London: Routledge, 1990. p. 112-130.
TOMLINSON, T. An ethnographic study of students’ oral performance in the mixed francophone-anglophone university classroom. The Canadian Journal of Higher Education, v. XIX, n. 3, p. 53-71, 1989.
TOMLINSON, T. Institutional mandates and face-to-face interaction: the case of Anglophone/Franco-Ontarians relations in a bilingual university setting. Applied Psycholinguistics Conference, July 21, 1991.
TOMLINSON, T. The practice of bilingual university education in Ontario: an ethnographic study of students’ oral performance in the mixed anglophone-francophone classroom, OISE: University of Toronto, [s/d] (Thèse de doctorat).
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".