Proposta tipológica de resumos: um estudo exploratório das práticas de ensino da leitura e da produção de textos acadêmicos

  • Jane Quintiliano Guimarães Silva PUC Minas
  • Maria Aparecida da Mata PUC Minas
Palavras-chave: Leitura, Produção, Retextualização, Gênero textual, Resumo,

Resumo

Este artigo pretende discutir o funcionamento do gênero resumo em diferentes esferas das atividades sociais, focalizando, sobretudo, o resumo escolar como um gênero textual, produzido no domínio da comunidade acadêmica, o qual decorre de atividades de retextualização de outros gêneros atualizados nesse domínio, tais como: artigos, capítulos de livros, teses, dissertações, monografias, ensaios, textos do domínio literário, etc.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. (a partir do francês) Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

COSTA VAL, Maria da Graça. Programa-piloto de inovação curricular e capacitação de professores do Ensino Médio: Módulo II, 2ª série. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 1997.

MACHADO, Anna Rachel. Revisitando o conceito de resumo. In: MACHADO et al. (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/aluno. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento. Campinas: Pontes, 1987. A produção da leitura e suas condições, p. 180-190.

POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, João Wanderlei (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: ASSOESTE, 1985.

THEREZO, Graciema Pires. O resumo como prática de leitura e produção de texto. Revista de Letras, Campinas: PUC, v. 20, n. 1/2, p. 20-43, dez. 2001.

VAN DIJK, Teun A.; KINTSCH, Walter. Strategies of discourse comprehension. New Jersey: New Jersey Academic Press, 1983.

Publicado
28-10-2002
Como Citar
Silva, J. Q. G., & da Mata, M. A. (2002). Proposta tipológica de resumos: um estudo exploratório das práticas de ensino da leitura e da produção de textos acadêmicos. Scripta, 6(11), 123-133. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12454
Seção
Artigos