Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso

  • Diana Luz Pessoa de Barros
Palavras-chave: Semiótica discursiva, Texto literário, Análise narrativa e discursiva, Semi-simbolismo, Percepção estética.

Resumo

As intersecções entre língua, literatura e ensino passam pelos estudos do discurso. Neste texto, são abordados quatro aspectos da relação entre os estudos do discurso, na perspectiva da semiótica discursiva e o exame do texto literário: a análise narrativa e discursiva do texto literário; o semi-simbolismo na relação entre o plano de expressão e o plano de conteúdo; a questão da percepção estética e dos efeitos estéticos no texto literário, e muito de passagem, as relações entre o texto literário e o contexto sociohistórico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit. Paris-Amsterdã: Hadés-Benjamins, 1985.

GREIMAS, Algirdas Julien. De l’imperfection. Paris: Pierre Fanlac, 1987.

MELLO NETO, João Cabral de. Rios sem discurso. In: MELLO NETO, João Cabral de. Antologia poética. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. p. 23.

MELLO E SOUZA, Antonio Candido de. A personagem do romance. In: MELLO E SOUZA, Antonio Candido de; et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 51-80.

Publicado
18-03-2004
Como Citar
Barros, D. L. P. de. (2004). Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso. Scripta, 7(14), 33-40. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12540