Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso
Resumo
As intersecções entre língua, literatura e ensino passam pelos estudos do discurso. Neste texto, são abordados quatro aspectos da relação entre os estudos do discurso, na perspectiva da semiótica discursiva e o exame do texto literário: a análise narrativa e discursiva do texto literário; o semi-simbolismo na relação entre o plano de expressão e o plano de conteúdo; a questão da percepção estética e dos efeitos estéticos no texto literário, e muito de passagem, as relações entre o texto literário e o contexto sociohistórico.
Downloads
Referências
FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit. Paris-Amsterdã: Hadés-Benjamins, 1985.
GREIMAS, Algirdas Julien. De l’imperfection. Paris: Pierre Fanlac, 1987.
MELLO NETO, João Cabral de. Rios sem discurso. In: MELLO NETO, João Cabral de. Antologia poética. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. p. 23.
MELLO E SOUZA, Antonio Candido de. A personagem do romance. In: MELLO E SOUZA, Antonio Candido de; et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 51-80.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".