Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola

  • Graça Paulino
Palavras-chave: Letramento, Formação de leitores, Escolarização da leitura, Leitura literária.

Resumo

Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. In: REUNIÃO DA ANPED, 22. Anais... 1999. (CD).

RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.

STREET, Brian V. (Ed.). Literacy and development: ethnographic perspectives. London:

Routledge, 2001.

Publicado
18-03-2004
Como Citar
Paulino, G. (2004). Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola. Scripta, 7(14), 67-78. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12543