Narrativa e vida cotidiana
Resumo
Dentre os interesses comuns aos estudos da linguagem e de literatura, a narrativa ocupa indubitavelmente um lugar de destaque. Neste trabalho, apresento alguns aspectos tradicionalmente discutidos em análises sociolingüísticas da narrativa, tais como as noções de reportabilidade, avaliação e ponto. Além disso, discuto a emergência da narrativa nas interações espontâneas, focalizando o que significa contá-las, ou o que estamos fazendo ao contá-las. Uma das questões centrais nessa discussão diz respeito a como se relacionam experiência e relato e a como, nesse relato, estamos construindo o sentido de quem somos. Ao integrar discurso e cultura na interpretação da vida social, o estudo de narrativas de pessoas comuns, em interações cotidianas, pode ser esclarecedor para compreender tanto a ordem social que nos cerca, quanto as possibilidades de sua transformação.
Downloads
Referências
BASTOS, Liliana Cabral. Estórias de mulheres e de homens: narrativa, sexo e construção de identidade. The Especialist, n. 20, v. 1, p. 17-29, 1999.
BAUMAN, Richard. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001 [1986].
BRUNER, Jerome. Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
BRUNER, Jerome; WEISSER, Susan. A invenção do ser: a autobiografia e suas formas. In: OLSON, David; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, [1991], 1995.
GARCEZ, Pedro M. Deixa eu te contar uma coisa: o trabalho sociológico do narrar na conversa cotidiana. In: RIBEIRO, Branca Telles et al. Narrativa, identidade e clínica. Rio de Janeiro: IPUB-CUCA, 2001. p. 189-213.
GEORGAKOPOULOU, Alexandra. Narrative. In: VERSCHUEREN, Jef et al. (Org.). Handbook of pragmatics. Amsterdã e Filadélfia: John Benjamins, 1997.
JOHNSTONE, Barbara. Community and contest: midwestern men and women creating their worlds in conversational storytelling. In: TANNEN, D. (Org.). Gender and conversational interaction. New York: Oxford Univesrity Press, 1993. p. 62-80.
LABOV, William. The transformation of experience in narrative syntax. In: LABOV, W. Language in the inner city. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1972.
LABOV, William; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (Org.). Essays on the verbal and visual arts. Seattle: University of Washington Press, 1967.
LINDE, Charlotte. Life stories, the creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.
LINDE, Charlotte. Evaluation as linguistic structure and social practice. In: GUNNARSSON, Britt-Louise; LINELL, Per; NORDERBERG, Bengt. The construction
of professional discourse. London e New York: Longman, 1997. p. 151-172.
MISHLER, Elliot. Storylines: craftartists’ narratives of identity. Cambridge: Harvard Univeristy Press, 1999.
NORRICK, Neal R. Conversational narrative: storytelling in everyday talk. Amsterdã/ Filadélfia: John Benajamins, 2000.
SACKS, Harvey. On the analyzabilibty of stories by children. In: GUMPERZ, John; DELL, Hymes (Org.). Directions in sociolinguistics: the etnography of communication. [S.l]: [s.n.], 1972.
SACKS, Harvey. On doing “being ordinary”. In: ATKINSON; J. Maxwell; HERITAGE, John (Org.). Structures of social action. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SACKS, Harvey. Lecture 1. “Second stories; ‘Mm hm’”; “Story prefaces; ‘Local news’; Tellability”. In: SACKS, Harvey. Lectures on conversation. Oxford: Basil Blackwell, [1968] 1992. v. 1.
SACKS, Harvey. Lecture 2. “Features of a recognizable ‘story’”; Story prefaces; Sequential locator terms; Lawful interruption. In: SACKS, Harvey. Lectures on conversation. Oxford: Basil Blackwell, [1968] 1992. v. 1.
TANNEN, Deborah. Talking voices: repetition, dialogue and imagery in conversational discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".