Sônia Queiroz: poesia e tradição em Minas Gerais
Resumo
Este trabalho pretende abordar os volumes O sacro ofício (prêmio “Cidade de Belo Horizonte”, em 1980) e Relações cordiais (1997), da poeta Sônia Queiroz. A análise de alguns aspectos que retratam o papel social da mulher na família mineira, em O sacro ofício, assim como a sua interface, percebida na convivência amorosa da sociedade atual, em Relações cordiais, procura avivar as reminiscências da tradição literária e cultural, que, em outras roupagens, permanecem na atualidade. A perspectiva de abordagem permite perceber que textos ensaísticos, históricos e culturais, inseridos na produção poética, tornam-se participantes ativos na construção da memória coletiva de Minas Gerais. O discurso literário, desvinculado da preocupação de veracidade e objetividade, ao preencher lacunas e/ou questionar verdades históricas estabelecidas, amplia, por esse viés, o significado de fatos e figuras do passado mais remoto ou recente, contribuindo para a sua divulgação e conservação.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio P. Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 222-234.
BORHEIM, Gerd A. O conceito de tradição. In: BORHEIM, Gerd A. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Funarte, 1987. p. 13-30.
BOSI, Alfredo. Cultura como tradição. In: BOSI, Alfredo. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Funarte, 1987. p. 31-58.
DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
PÊCHEUX, Michel. O papel da memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Ed. Pontes, 1999.
QUEIROZ, Sônia. O sacro ofício. Belo Horizonte: Editora Comunicação, 1980.
QUEIROZ, Sônia. Madrinha. Belo Horizonte: Editora Dez Escritos, 1987.
QUEIROZ, Sônia. Relações cordiais. Belo Horizonte: Poesia Orbital, 1997.
QUEIROZ, Sônia. Pé preto no barro branco, a língua dos negros da Tabatinga. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".