Em busca da ipseidade musical: A música e o inefável, de Vladimir Jankélévitch

Palavras-chave: Expressividade musical, Música e linguagem, Impressionismo, Modernismo, Inefabilidade.

Resumo

Reflexão sobre a obra "A música e o inefável", de Vladimir Jankélévitch, que será publicada proximamente pela editora Perspectiva, em volume traduzido e prefaciado pelo autor deste artigo. Como linha condutora da reflexão, pretende-se examinar a ipseidade da arte sonora a partir dos eixos fundamentais da Estética (a saber: a obra, a criação, o receptor e o intérprete), nos quais se verificam distinções fundamentais entre a música e a linguagem verbal de cunho demonstrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Salgado Gontijo, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
Professor assistente da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), possui dupla formação em Música e Filosofia. Doutor em Estética e Teoria da Arte pela Facultad de Artes/Universidad de Chile. Pós-doutor pela Escola de Música da UFMG, com elaboração de tradução de "A música e o inefável", de Vladimir Jankélévitch. Coordenador do projeto de pesquisa "O inefável nas experiências espiritual e estética", vinculado ao grupo de pesquisa em Filosofia da Religião (PPG/FAJE).

Referências

BERGSON, Henri. Introdução à Metafísica. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

ECO, Umberto. A definição da arte. Lisboa: Edições 70, 2001.

GONTIJO OLIVEIRA, Clovis Salgado. O motivo da noite: da esterilidade indizível à musicalidade inefável. 2014. Tese de doutorado. Facultad de Artes, Universidad de Chile, Santiago. <http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/116823>.

HANSLICK, Eduard. Do belo musical: uma contribuição para a revisão da estética musical. Tradução: Nicola Simone Neto. Campinas: Unicamp, 1992.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La mort. Paris: Flammarion, 1966.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La musique et l’ineffable. Paris: Seuil, 1983.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Quelque part dans l’inachevé. Paris: Gallimard, 1978.

JERPHAGNON, Lucien. Jankélévitch ou de l’effectivité. Présentation, choix de textes, bibliographie par Lucien Jerphagnon. Paris: Pierre Seghers, 1969. (Philosophes de tous les temps).

LISCIANI-PETRINI, Enrica. Lo “charme” della musica. In: JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La musica e l’ineffabile. Traduzione e introduzione di Enrica LiscianiPetrini. Nápoles: Tempi Moderni, 1985.

MARTINS, José Eduardo. Jankélévitch e os opostos sonoros em harmonia. Estudos Avançados. São Paulo, v.10, n.28, p.357-367, Dez. 1996.

Publicado
30-06-2017
Como Citar
Gontijo, C. S. (2017). Em busca da ipseidade musical: A música e o inefável, de Vladimir Jankélévitch. Scripta, 21(41), 213-225. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/15065