A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos

  • Rafael Guimarães Tavares Silva Mestrando em Estudos Literários (UFMG); Bacharel em Estudos Clássicos (UFMG)
Palavras-chave: Teoria Literária, Crítica Literária, História da Crítica

Resumo


Resenha do livro A Crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos, de Nabil Araújo (Org.). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Guimarães Tavares Silva, Mestrando em Estudos Literários (UFMG); Bacharel em Estudos Clássicos (UFMG)
Estudante de Língua e Literatura Clássicas (Grego Antigo), mestrando no POS-LIT da UFMG, com interesses que vão da Filosofia e da História (Antigas e Contemporâneas) à Teoria da Literatura, além de teoria e prática da Tradução. Elaborou uma monografia sobre Uma poética de Platão (cujos capítulos têm sido publicados em periódicos) e desenvolve uma dissertação chamada Arqueologias do drama: uma arqueologia dramática. Atualmente é co-organizador do Seminário de Estudos Clássicos e Medievais, ligado ao NEAM, em cooperação com os profs. Teodoro Rennó Assunção (2016/01) e Olimar Flores-Jr. (2016/02), ambos da FALE-UFMG. Leciona, desde 2016, a disciplina de Literatura Comparada (e anteriormente também a de Linguística Comparada) no Apoio Pedagógico da FALE-UFMG.

Referências

ARAÚJO, Nabil. Escrever a história da crítica agora? (A historiografia e o “tempo presente” da crítica). In: ARAÚJO, Nabil (Org.). A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016a, p. 77-108.

ARAÚJO, Nabil. O sequestro da crítica na teoria literária (à) brasileira. In: ARAÚJO, Nabil (Org.). A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016b, p. 35-56.

ARAÚJO, Nabil. Que fim levou a teoria da crítica literária?. In: ARAÚJO, Nabil (Org.). A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016c, p. 5-16.

BRANDÃO, Luis Alberto. Rituais do discurso crítico. In: ARAÚJO, Nabil (Org.). A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016, p. 17-35.

DURÃO, Fabio Akcelrud. Em torno da teoria americana – antologia fragmentada. In: ARAÚJO, Nabil (Org.). A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016, p. 57-76.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Que fim levou a crítica literária? In: ______. Inútil poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 335-344.

Publicado
15-06-2018
Como Citar
Silva, R. G. T. (2018). A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos. Scripta, 22(44), 275-278. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/16541
Seção
Resenhas