Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas
Resumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar práticas de letramento acadêmico no curso de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, Portugal. Para responder a esse objetivo são identificadas as principais dimensões escondidas do gênero relatório em propostas que envolvem leitura e escrita. Em acréscimo, são analisados os modos como professores e alunos se posicionam, explícita ou implicitamente, diante dos trabalhos com o gênero relatório. Abordagens socioculturais relativas aos letramentos dão suporte à análise dos dados, os quais foram coletados no ano letivo de 2009/2010. Resultados indicam que o aprender fazendo e o aprender com base em modelos passados são os meios mais recorrentes na produção de relatórios. Possíveis discussões em torno das dimensões escondidas desse gênero revelam-se como recursos viáveis na mudança das relações de poder e de autoridade nesse curso.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (1952‑1953/1979). p. 261-306.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, Valentin. N. A interação verbal. In: BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, Valentin. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986. p. 110-127.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies: reading and writing in context. London/ New York: Routledge, 2000. p. 7-15.
BAZERMAN, Charles; PRIOR, Paul. Participating in emergent socio-literate worlds: genre, disciplinarity, interdisciplinarity. In: GREEN, Judith; BEACH, Richard (Eds.). Multidisciplinary perspectives on literacy research. Urbana IL: NCTE, 2005. p. 133-78.
CARVALHO, Gilcinei Teodoro. Academic literacy: how to write an investigation project. In: INTERNATIONAL CONFERENCE: UNIVERSITY LITERACIES –KNOWLEDGE, WRITING, DISCIPLINES. Lille, França. Proceedings… 2010. Disponível em: <http://evenements.univ-lille3.fr/litteracies-universitaires/cd/version_anglaise/3_4_0_authors_index.html>. Acesso em: 27 jul. 2011.
CASSANY, Daniel. Estrategias divulgativas. In: CASSANY, Daniel. Tras las líneas: sobre la lectura contemporânea. Barcelona: Editorial Anagrama, 2006. p. 261-280.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes; FISCHER, Adriana. Letramento(s) no Ensino Superior: configurações em práticas de investigação. In: CONGRESSO IBÉRICO ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA: TENSÕES E POSSIBILIDADES. 2010. Actas… Braga: Universidade do Minho, CIEd, 2010. p. 289-300.
GEE, James Paul. Reading as situated language: a sociocognitive perspective. Journal of adolescent & adult literacy, v. 8, n. 44, p. 714-725, 2001.
GEE, James Paul. New people in new worlds: networks, the new capitalism and schools. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.). Multiliteracies. Literacy learning and design of social futures. London/New York: Routledge, 2000. p. 43-68.
GEE, James Paul. Social linguistics and literacies. Ideology in Discourses. 2. ed. London/Philadelphia: The Farmer Press, 1999.
GROSSMANN, Francis. Describing variation in scientific discourse: genres and disciplines. In: INTERNATIONAL CONFERENCE: UNIVERSITY LITERACIES – KNOWLEDGE, WRITING, DISCIPLINES, Lille, França. Proceedings… 2010. Disponível em: <http://evenements.univlille3.fr/litteraciesuniversitaires/cd/version_anglaise/3_4_0_authors_index.html>. Acesso em: 27 jul. 2011.
GÓRSKA, Weronika. What can students’ literacy practices teach us into writing development? In: INTERNATIONAL CONFERENCE: UNIVERSITY LITERACIES – KNOWLEDGE, WRITING, DISCIPLINES, Lille, França. Proceedings… 2010. Disponível em: <http://evenements.univlille3.fr/litteraciesuniversitaires/cd/version_anglaise/3_4_0_authors_index.html>. Acesso em: 27 jul. 2011.
HAMMERSLEY, Martyn. Ethnography: problems and prospects. Ethnography and education. v. 1, n.1, p. 3-14, 2006.
HENDERSON, Robyn; HIRST, Elizabeth. Reframing academic literacy: Reexamining a short course for “disadvantaged” tertiary students. English teaching: practice and critique. n. 6, v. 2, p. 25-38, 2006.
JACOBS, Cecilia. On being an insider on the outside: new spaces for integrating academic literacies. Teaching in higher education. v. 10, n. 4, p. 475-487, 2005.
LEA, Mary R.; STREET, Brian V. The academic literacies model: theory and applications. Theory into practice. v. 4, n. 45, p. 368-377, 2006.
LEA, Mary R.; STREET, Brian V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in higher education. v. 23, p. 157-172, 1998.
LILLIS, Theresa. Ethnography as method, methodology, and “deep theorizing”: closing the gap between text and context in academic writing research. Written communication. v. 3, n. 25, p. 353-388, 2008.
LILLIS, Theresa. Student writing as ‘academic literacies’: drawing on Bakhtin to move from critique to design. Language and education, v. 3, n. 17, p. 192-207, 2003.
PEREIRA, Maria Luísa Álvares; LOUREIRO, Maria José. Learning academic writing in Portugal: a case study in higher education. In: INTERNATIONAL CONFERENCE: UNIVERSITY LITERACIES – KNOWLEDGE, WRITING, DISCIPLINES, Lille, França. Proceedings… 2010. Disponível em: <http://evenements.univlille3.fr/litteraciesuniversitaires/cd/version_anglaise/3_4_0_authors_index.html>. Acesso em: 27 jul. 2011.
STREET, Brian V. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Tradução de Armando Silveiro e Adriana Fischer. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação – UFSC, Florianópolis, v. 8, n. 2, jul./dez. 2010a.
STREET, Brian V. The ‘academic literacies’ approach to writing support in universities. In: INTERNATIONAL CONFERENCE: UNIVERSITY LITERACIES – KNOWLEDGE, WRITING, DISCIPLINES, Lille, França. Proceedings….2010. Disponível em: <http://evenements.univlille3.fr/litteraciesuniversitaires/cd/version_anglaise/3_4_0_authors_index.html>. Acesso em: 27 jul. 2011.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".