O amante japonês, de Armando Silva Carvalho: sobrevivência ou desaparecimento dos vaga-lumes?

  • Luis Maffei UFF
Palavras-chave: Armando Silva Carvalho, Poesia portuguesa, Corpo x máquina, Georges Didi-Huberman, Contemporaneidade.

Resumo

Em 2008, Armando Silva Carvalho publicou um livro intitulado O amante japonês, que encena uma relação cheia de afeto entre um indivíduo e um veículo automotivo. Partindo dessa premissa, os poemas, dotados de alta coesão, problematizam diversas questões fortes em nossa contemporaneidade, como o trato do humano com a máquina e a vigência, em nossas sociedades, da mercadoria como item inexorável e que, cada vez mais, exige uma reflexão em estado de abertura. No mesmo ano de 2008, Georges Didi-Huberman editou Sobrevivência dos vaga-lumes, ensaio no qual reflete acerca das possibilidades de perda ou manutenção de zonas inteligentes de afeto em nosso tempo. Este ensaio propõe-se a ler a obra de Armando Silva Carvalho tendo o texto de Didi-Huberman como interlocutor privilegiado.

 

Referências

CAMÕES, Luís de. Rimas. Edição de Álvaro J. da Costa Pimpão. Coimbra: Almedina, 2005.

CARVALHO, Armando Silva. O amante japonês. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.

CARVALHO, Armando Silva. Lisboas. Lisboa: Ed. Quetazal, 2000.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo/ Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, G., GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: 34, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova & Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

HELDER, Herberto. Ofício cantante – poesia completa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

MARTINHO, Fernando J. B. recensão crítica a O amante japonês. Revista Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Disponível em: <http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/news?i=32>. Acesso em: 17 fev. de 2013.

PESSOA, Fernando. Poesia completa de Álvaro de Campos. Edição de Teresa Rita Lopes. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Publicado
06-12-2013
Como Citar
Maffei, L. (2013). O amante japonês, de Armando Silva Carvalho: sobrevivência ou desaparecimento dos vaga-lumes?. Scripta, 17(33), 85-100. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n33p85
Seção
Dossiê: Poesia em língua portuguesa