Habitação saudável: ampliando a atenção à saúde - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2009v16n18/19p147
Resumo
Resumo
Este artigo discute meios e motivos de se intervir nas habitações de áreas favelizadas. A construção de casas pelos moradores dessas áreas, sem o devido conhecimento técnico-científico, pode resultar em ambientes com alto risco de doenças. Nesse sentido, a preocupação com a saúde dessas populações mostrasse fundamental. Por esse motivo é apresentada aqui a proposta de articulação da Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS) com o Programa Saúde da Família (PSF), que visa acrescentar a esse programa as lógicas de habitação saudável e promoção da saúde, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que se espera com este trabalho é alertar para os benefícios da preocupação com a habitação, expressa no trabalho de arquitetura, nas políticas públicas de saúde.
Palavras-chave
: Rede Brasileira de Habitação Saudável; Programa Saúde da Família; Promoção da saúde; Organização Mundial da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.