ARQUITETURA VERNACULAR OU POPULAR BRASILEIRA: CONCEITOS, ASPECTOS CONSTRUTIVOS E IDENTIDADE CULTURAL LOCAL

Autores

  • Soraia Costa dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Silvia Kimo Costa Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2017v24n35p218

Palavras-chave:

Autoconstrução. Arquitetura Vernacular. Revisão Sistemática.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a produção intelectual sobre a Arquitetura Vernacular Brasileira, por meio de um Estudo de Revisão Sistemática. As referências selecionadas foram analisadas segundo três categorias: 1. Conceito referente à Arquitetura Vernacular, 2. Aspectos construtivos e 3. Adaptabilidade ao meio ambiente. Constatou-se que a “Arquitetura Vernacular Brasileira” ou “Arquitetura Popular” é uma “identidade cultural local” do Brasil. A tipologia construtiva varia de acordo com características geográficas, climáticas e biodiversidade locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Costa dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Discente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia e bolsista de Iniciação Científica vinculada ao Projeto de Pesquisa: “Arquitetura Vernacular como expressão ambiental e cultural do Litoral Sul da Bahia”. E-mail: ssoraia.sol@hotmail.com

Silvia Kimo Costa, Universidade Federal do Sul da Bahia

Arquiteta e Urbanista pela UFV, MG; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC, BA e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UESC, BA. Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia, vinculada ao Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais. E-mail: skcosta@ufsb.edu.br; silvinhakcosta@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-06-06