LABORATÓRIO EFÊMERO GUAJA SAPUCAÍ: Workshop de fabricação digital

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem na construção, Experimentação, Transdisciplinaridade,

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir alternativas no ensino de profissionais do campo da construção civil que permitem o trânsito entre diferentes conhecimentos e que, de fato, propiciam o desenvolvimento de uma transdisciplinaridade na concepção de projetos, criatividades e aplicações práticas dos jovens e futuros profissionais. Pretende-se descrever os fundamentos da era digital, suas práticas de produção e viabilidade como estímulo – e avanço – do aprender-fazendo, eixo central deste artigo que é abordado a partir de uma experiência de um workshop de fabricação digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Mascarenhas Franchini, PUCMinas, UFOP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas (2010). Mestre em Ciências da Construção Metálica pelo MECOM - Mestrado Profissional em Construções Metálicas na UFOP(2017) Foi colaborador nas disciplinas Projeto Arquitetônico de Construções Metálicas I (2015) e Desenho de Arquitetura I e II (2016) à convite do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFOP. Foi professor da pós-graduação em Arquitetura de Interiores e Paisagismo na Una Campus Bom Despacho com a disciplina Museografia e Expografia. É professor da Faculdade Pitágoras Campus Raja nas disciplinas Sistemas Estruturais, Tecnologia das Construções, Introdução ao Projeto e Oficinas de Representação e Expressão do curso de Arquitetura e Urbanismo. Desde 2012, é profissional autônomo em escritório próprio.

Referências

ARCIPRESTE, C. M. Entre o discurso e o fazer arquitetônico: reflexões sobre o ensino de arquitetura e urbanismo e seus referenciais a partir do Trabalho Final de Graduação. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: FAUUSP, 2012. 287 p.

ARTEK. Enzo Mari for Artek: Homage to Autoprogettazione, 3 Abril 2012. Disponível em: <https://vimeo.com/39684024>. Acesso em: 10 out. 2017.

LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos, 2011. 296 p.

LEITE, M. A. D. F. D. A aprendizagem tecnológica do arquiteto. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: FAUUSP, 2005. 366 p.

MARI, E. Autoprogettazione? Mantova: Edizioni Corraini, 2002. 64 p.

NEVES, H. Maker innovation: do open design e fab labs às estratégias insipiradas no movimento maker. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: FAUUSP, 2014. 261 p.

OPENDESK. Opendesk Blog. CNC machines and common cut types, 22 Setembro 2017. Disponível em: <https://www.opendesk.cc/blog/cnc-machines-and-common-cut-types>. Acesso em: 6 out. 2017.

OPENDESK. Opendesk Blog. Digital woodworking- remastering traditional joints, 26 Setembro 2017. Disponível em: <https://www.opendesk.cc/blog/digitally-remastered-joinery>. Acesso em: 6 out. 2017.

OPENDESK. Opendesk Blog. The Vitra Schaudepot, 12 Julho 2017. Disponível em: <https://www.opendesk.cc/blog/opendesk-x-the-vitra-schaudepot>. Acesso em: 10 nov. 2017.

OPENDESK. Opendesk Open Making. Designer Collaboration, 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2017.

STUDIO DLUX. Página da loja no Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/studiodlux/>. Acesso em: 05 fev. 2018.

WORLEY, J. Opendesk - Design for Open Making and CNC machines, 2 Outubro 2017. Disponível em: <https://www.opendesk.cc/blog/design-for-open-making-and-cnc-milling-machines >. Acesso em: 6 Outubro 2017.

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Franchini, M. M. (2023). LABORATÓRIO EFÊMERO GUAJA SAPUCAÍ: Workshop de fabricação digital. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 25(37). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/Arquiteturaeurbanismo/article/view/18854