Reabilitação de bacia de detenção em Belo Horizonte/MG
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2023v30n44p70-93Palavras-chave:
Morfologia urbana, Memória oral, Rios urbanos, Participação socialResumo
Esse estudo propõe a análise socioambiental da evolução urbana no entorno da bacia do córrego Brejo do Quaresma na regional de Venda Nova em Belo Horizonte/MG. Em termos metodológicos, foram aplicados os fundamentos da Escola Inglesa de Morfologia Urbana e a memória oral, no intuito de compreender o processo de ocupação urbana da área e os impactos físicos, ambientais e sociais ocasionados ao longo do tempo. Em termos de técnicas de pesquisas, realizou-se revisão bibliográfica e produção de mapeamentos. Os resultados apresentam diretrizes projetuais baseadas, principalmente, nos conceitos de infraestrutura verde, e políticas públicas colaborativas relacionadas às práticas socioambientais que podem incentivar e resgatar os valores identitários dos moradores de Venda Nova.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.